O crescimento do No & Low (bebidas sem ou com baixo teor alcoólico) continua a superar o das bebidas com alcoól e o segmento tem aumentado a sua quota no mercado total de espirituosas, segundo o IWSR. Esta categoria representou quase dez mil milhões de dólares em 2021. Respondendo a esta clara tendência, a Vinalda apresentou no Lisbon Bar Show a FLUÈRE, marca de destilados sem alcoól da The Lucas Bols Company.
A Fluère está em linha com a tendência crescente de cocktails premium e acreditamos que desempenhará um papel importante na cobertura do espaço não alcoólico e de baixo teor alcoólico.
O No & Low, que inclui a cerveja/cidra sem e com baixo teor de álcool, o vinho, os destilados e os produtos prontos para beber (RTD), era inicialmente apenas uma pequena fatia do mercado global de bebidas alcoólicas, mas cresceu mais de 6% em volume em dez mercados-chave globais em 2021, representando uma quota de mercado de 3,5%, em volume.
O IWSR prevê que esta categoria tenha uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8% entre 2021 e 2025, face a um crescimento esperado das bebidas alcoólicas de 0,7% CAGR durante o mesmo período.
Verdadeira bebida espirituosa não alcoólica destilada
Seguindo a tendência, a Fluère é sobre fluir no momento, sentir-se confortável na sua própria pele e querer apenas o melhor. Quando Léon Meijers, cofundador da marca, se apercebeu que não queria ter sempre a sua mente perturbada em situações sociais, decidiu criar um líquido que pudesse beber e participar em qualquer ocasião, mas que lhe permitisse escolher se o álcool estava ou não envolvido.
“A Vinalda não podia ficar de fora desta clara tendência do mercado, por isso decidimos trazer para Portugal a Fluère: destilados de elevadíssima qualidade, que permitem elaborar cocktails sem ou com baixo teor alcoólico, mas sempre com muitas camadas de sabor e prazer”, explica Alexandre Leitão, Category Manager de Spirits na distribuidora.
“Estamos satisfeitos com o facto de a Vinalda ter acrescentado a nossa proposta de bebidas espirituosas premium sem álcool à sua carteira, uma vez que reforça ainda mais a parceria já existente”, com a The Lucas Bols Company, afirma Léon Meijers.
O cofundador da Fluère adianta ainda que “tanto a categoria global de bebidas espirituosas sem álcool como o mercado de cocktails premium continuam a crescer a um ritmo elevado. Acreditamos que existe uma grande oportunidade no mercado português para desenvolver ainda mais a nossa estratégia global de cocktails, incluindo cocktails alcoólicos, menos alcoólicos e não alcoólicos”.
Fluère é uma bebida espirituosa destilada
Léon inspirou-se em textos romanos antigos para saber que plantas utilizar nas primeiras expressões de Fluère e, ao fazê-lo, derivou o nome Fluère do latim para fluir.
A marca utiliza apenas os melhores ingredientes e os melhores botânicos. Fluère é uma bebida espirituosa destilada, tal como o gin, o rum ou o mezcal. “Apenas destilamos a nossa bebida espirituosa não alcoólica de forma um pouco mais suave”, segundo Léon Meijers.
Para obter o melhor destes botânicos, cada baga, flor, especiaria e fruta é destilada individualmente através da ‘destilação a vapor’. Cada botânico é destilado separadamente e depois misturado por mestres ‘blenders’ na Holanda. “Esta não é a forma mais fácil ou mais barata de fazer Fluère, mas é a melhor”.
Fonte: Vinalda