ESTE ENCONTRO REUNIRÁ PROFISSIONAIS, INVESTIGADORES, EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES, PROPRIETÁRIOS FLORESTAIS, ESTUDANTES, ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS E RESPONSÁVEIS POLÍTICOS PARA DEBATER OS TEMAS QUE ESTÃO A MARCAR A EVOLUÇÃO DESTE SETOR
TERÁ LUGAR NOS DIAS 2 E 3 DE JULHO NO CENTRO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA DE SERGUDE, EM BOQUEIXÓN (GALIZA, ESPANHA)
O certame monográfico florestal Galiforest Abanca, que decorrerá de 2 a 4 de julho no monte e nas instalações do Centro de Formação e Experimentação Agrária de Sergude (Boqueixón), muito próximo de Santiago de Compostela, continua a avançar na organização da sua área expositiva e do seu programa de atividades.
No que respeita a este último, nesta oitava edição destacará o II Simpósio Ibérico de Silvicultura (II SIS), que constituirá um encontro essencial para todos aqueles que pretendem conhecer o rumo futuro do setor florestal. Com efeito, será um espaço estratégico de diálogo e partilha de conhecimento, reunindo durante dois dias profissionais, investigadores, empresas, associações, proprietários florestais, estudantes, administrações públicas e responsáveis políticos em torno de um objetivo comum: pensar e construir o futuro do setor através da inovação e da gestão sustentável.
Primeiro dia
No primeiro dia, 2 de julho, após a abertura oficial e a apresentação dos objetivos do simpósio por Daniel Farias, da Máis Madeira, terão lugar cinco conferências. A primeira intervenção terá como tema “Alavancas para uma silvicultura ativa e resiliente” e será apresentada por Arantza Pérez, da Associação Espanhola de Fabricantes de Pasta, Papel e Cartão (ASPAPEL). Seguir-se-á a conferência “O potencial dos híbridos de Eucalyptus e Corymbia para plantações florestais em Espanha”, por Teotônio Francisco de Assis, da Assistech Brasil.
A terceira conferência abordará o tema “Gestão nutricional em sistemas florestais: impacto na produtividade e sustentabilidade”, sendo apresentada por Ronaldo Luiz Silveira, da RR Agroflorestal Brasil. As duas últimas comunicações serão “Viveiros Ence Terra: planta adaptada a cada parcela” e “Viveiros Mañente: Max Verde – Um caso de sucesso comprovado”, conduzidas, respetivamente, por Federico Ruiz, da Ence Terra, e Santiago Rodal, dos Viveiros Mañente. A jornada terminará com uma mesa-redonda na qual participarão todos os oradores do dia.
Segundo dia
No dia 3 de julho, o simpósio terá início com a análise do tema “O futuro das coníferas na Galiza”, através de três apresentações. Nelas, Raquel Díaz, do Centro Agrário de Lourizán, falará sobre o programa de pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e a resistência ao nemátodo; Jacobo Feijoo, da Fundação Arume, apresentará “Gopiña: propagação inovadora de coníferas”; e Carlos Iglesias, da Finsa, fará o mesmo com a intervenção “Veta: modelo de gestão florestal partilhada”.
Seguidamente, será analisada a “Inovação genética no eucalipto: o caso português”, através da experiência da Raíz na melhoria genética do eucalipto ao serviço da Galiza, apresentada por José Araújo, da Raíz, bem como da melhoria genética do eucalipto como ponte entre Portugal e a Galiza, tema que será abordado por Luis Fontes, da Altri Florestal.
As duas últimas conferências abordarão a “Vanguarda no melhoramento florestal: do híbrido GloNi à edição genómica livre de ADN”, apresentada por Claudio Balocchi, da Arauco Chile, e o “Programa de melhoramento genético da Ence: adaptação evolutiva ao território”, por Carlos Tejedor, da Ence Terra.
Mais uma vez, uma mesa-redonda com os oradores do dia encerrará a jornada e o II Simpósio Ibérico de Silvicultura.
Inscrição
A participação no II Simpósio Ibérico de Silvicultura requer inscrição prévia, encontrando-se já aberto o processo de registo para todos os profissionais e interessados em participar. As inscrições podem ser efetuadas através do seguinte link: https://forms.gle/pVQttmKU2rw16f38A
Fonte: Galiforest











































