Escola de Pastores chega à Região Centro

Escola de Pastores chega à Região Centro

A Escola de Pastores é uma iniciativa pioneira em Portugal integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro”. Este projeto é liderado pela Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro e envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional. No consórcio estão inseridos os Institutos Superiores Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras desta atividade.

A Escola de Pastores tem data de Início marcada para 23 de Setembro de 2019. O período de inscrições está aberto até 23 de Agosto e a Escola conta até ao momento com cerca de 58 candidatos inscritos. O curso tem a duração de 4 meses, abrangendo um número total de 560 horas de formação prevendo-se o seu término em Janeiro de 2020.

As aulas realizam-se nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e Viseu e em explorações agro-pecuárias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penela, Oliveira do Hospital, Gouveia e Viseu podendo também vir a contemplar outros concelhos. Quem frequentar a Escola de Pastores com sucesso, no final, tem a oportunidade de se candidatar ao “Vale Pastor”, um prémio monetário no valor de 5000 euros.

A Escola de Pastores pretende cativar empreendedores que queiram dedicar-se à atividade da Pastorícia, cujo objetivo principal é contribuir para o reforço e rejuvenescimento da atividade.

Claudia Domingues Soares afirma que “é para nós fundamental que as sinergias que se estão a criar em torno deste setor sejam as melhores. Só desta forma será possível valorizar e fazer perdurar no tempo uma atividade que reflete parte relevante da identidade patrimonial, histórica e económica da Região Centro.”

Especificamente, abrangidas por esta iniciativa estão: a Denominação de Origem Protegida da Serra da Estrela, a Denominação de Origem Protegida da Beira Baixa e a Denominação de Origem Protegida da Rabaçal.

As inscrições realizam-se através do link: https://forms.gle/PU1wBtdPw8W9EMMY7

Para esclarecimentos necessários contactar a Inovcluster através do telefone: 272 349 100 ou via electrónica: geral@inovcluster.pt

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um “Projeto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”

Comente este artigo
Anterior Incêndio na Grande Canária já afetou seis mil hectares e continua ativo
Próximo Promulgação de alterações laborais marca "rutura" com precariedade, diz ministro

Artigos relacionados

Notícias Inovação

As novas técnicas de melhoramento de plantas e a Europa da inovação

[Fonte: Público]
É preciso reconhecer que a edição com precisão do genoma de plantas é apenas mais um passo na história de melhoramento que temos hoje à nossa mesa.

Por estranho que pareça, o maior desafio da humanidade é o mesmo desde a sua origem: a busca de alimento. […]

Dossiers

El porcino de capa blanca cierra el año con repeticiones generalizadas

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Sigue sin haber cambios en los precios del porcino de capa blanca, en un mercado el que se mantiene el fuerte ritmo de trabajo en los mataderos, tanto por la alta oferta que les llega a sus puertas, […]

Notícias florestas

Governo vai investir 9 M€ em material de limpeza das florestas

[Fonte: Vida Rural]
O ministro da Agricultura anunciou na passada semana um investimento de cerca de nove milhões de euros na compra de material e equipamento para a limpeza das florestas nacionais e de combate aos incêndios. De acordo com Capoulas Santos, […]