Escola de Pastores chega à Região Centro

Escola de Pastores chega à Região Centro

A Escola de Pastores é uma iniciativa pioneira em Portugal integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro”. Este projeto é liderado pela Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro e envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional. No consórcio estão inseridos os Institutos Superiores Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras desta atividade.

A Escola de Pastores tem data de Início marcada para 23 de Setembro de 2019. O período de inscrições está aberto até 23 de Agosto e a Escola conta até ao momento com cerca de 58 candidatos inscritos. O curso tem a duração de 4 meses, abrangendo um número total de 560 horas de formação prevendo-se o seu término em Janeiro de 2020.

As aulas realizam-se nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e Viseu e em explorações agro-pecuárias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penela, Oliveira do Hospital, Gouveia e Viseu podendo também vir a contemplar outros concelhos. Quem frequentar a Escola de Pastores com sucesso, no final, tem a oportunidade de se candidatar ao “Vale Pastor”, um prémio monetário no valor de 5000 euros.

A Escola de Pastores pretende cativar empreendedores que queiram dedicar-se à atividade da Pastorícia, cujo objetivo principal é contribuir para o reforço e rejuvenescimento da atividade.

Claudia Domingues Soares afirma que “é para nós fundamental que as sinergias que se estão a criar em torno deste setor sejam as melhores. Só desta forma será possível valorizar e fazer perdurar no tempo uma atividade que reflete parte relevante da identidade patrimonial, histórica e económica da Região Centro.”

Especificamente, abrangidas por esta iniciativa estão: a Denominação de Origem Protegida da Serra da Estrela, a Denominação de Origem Protegida da Beira Baixa e a Denominação de Origem Protegida da Rabaçal.

As inscrições realizam-se através do link: https://forms.gle/PU1wBtdPw8W9EMMY7

Para esclarecimentos necessários contactar a Inovcluster através do telefone: 272 349 100 ou via electrónica: [email protected]

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um “Projeto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”

Comente este artigo
Anterior Incêndio na Grande Canária já afetou seis mil hectares e continua ativo
Próximo Promulgação de alterações laborais marca "rutura" com precariedade, diz ministro

Artigos relacionados

Certificação e gestão florestal

Certificação Florestal regional PEFC do Alentejo é uma realidade

A ACFALT – Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo, recebeu a 13 de agosto de 2020 o certificado regional PEFC de Certificação de Gestão Florestal Sustentável, para a […]

Formações

O curso de Mecânica de lagares da Escola Superior de Azeite de Oliva chega a Badajoz

A 22 e 23 de maio, a Escola Superior de Azeite de Oliva desenvolve em Badajoz uma formação dirigida ao setor do azeite, nomeadamente na área mecânica de lagares. […]

Dossiers

DGAV: Trioza erytreae – atualização da zona demarcada

A DGAV atualizou o mapa bem como a lista de Freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza […]