Uma delegação da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) participou nos passados dias 28 e 29 de março, em Istambul (Turquia), num encontro entre instituições de ensino superior europeias e da Ásia Central para o estabelecimento de parcerias na área da tecnologia alimentar.
Além da ESAC, na qualidade de única instituição de ensino superior portuguesa, marcaram presença neste encontro outras instituições europeias da Suécia, Lituânia e Letónia, bem como instituições do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, pertencentes à Ásia Central.
No encontro, apoiado pelo projeto “Educação Profissional para Setores de Crescimento Económico na Ásia Central” (PECA) que está a ser implementado pela Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit (GIZ) – agência alemã dedicada à cooperação internacional –, a delegação da ESAC teve a oportunidade de trocar experiências e de estabelecer contactos com as instituições de ensino superior da Ásia Central presentes, tendo em vista o estabelecimento de acordos de cooperação e desenvolvimento de projetos a serem financiados por aquela agência.
O evento foi igualmente ocasião para a assinatura de um protocolo de colaboração académica e científica entre a ESAC, representada pelo seu Presidente, João Noronha, e o Instituto de Tecnologia Química de Tashkent, do Uzbequistão, representado pelo seu Reitor, Botir Usmonov.
Integraram a delegação da ESAC, juntamente com o Presidente da instituição, os professores Goreti Botelho, Ivo Rodrigues e Rui Costa.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.