Sábado, dia 28 de outubro, entre as 16h e as 19h, a Garrafeira Nacional – Loja da Conceição volta a abrir portas ao Encontro de Produtores, evento que reúne produtores nacionais das regiões vitivinícolas da Bairrada e Beira Interior: Adega de Cantanhede com a marca Marquês de Marialva, Vinhos Giz de Luís Gomes, Quinta dos Termos e Sidónio de Sousa.
Os encontros decorrem no último sábado de cada mês e proporcionam uma oportunidade única para os wine enthusiasts conhecerem os projetos e degustarem, de forma gratuita, vinhos especialmente selecionados, enquanto interagem com os produtores e Enólogos responsáveis pela criação.
A Adega de Cantanhede, fundada em 1954, é atualmente o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, com cerca de 30 a 40% da produção global da região e 500 viticultores associados. A Adega certifica cerca de 80% da sua produção e é líder de venda de vinhos das regiões DOC Bairrada e IG Beira Atlântico, exportando para mais de 20 países. Entre várias marcas que representa, a Marquês de Marialva é uma das mais importantes, que honra o 1º Marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, e tem conquistado múltiplos prémios internacionais.
Entre o sopé da Serra do Buçaco e o mar, nascem os vinhos Giz, que expressam as particularidades dos solos de onde provém. As uvas utilizadas são originárias de vinhas centenárias, cultivadas em solos pobres e pedregosos. A intervenção mínima no processo de produção e na adega, e a vinificação artesanal, com o vinho a repousar 8 meses em barricas de carvalho francês, resultam em vinhos que preservam as características do terroir. Luís Gomes, Enólogo responsável pela produção, inspira-se na região da Bairrada para criar vinhos únicos e cheios de carácter.
De cariz familiar e com mais de 70 anos de história, a Quinta dos Termos conta com três propriedades que totalizam 114 hectares de vinha, onde estão plantadas castas autóctones, com destaque para a Touriga Nacional, Rufete, Fonte Cal e Síria, com a sua gestão a ser feita segundo princípios de sustentabilidade e viticultura de precisão. À exceção das vinhas velhas, cada casta é vinificada em separado recorrendo a técnicas de enologia pouco interventivas. Como resultado das caraterísticas do terroir beirense, os vinhos expressam o carácter varietal e de excelência da região.
Localizada no coração da Bairrada, a Sidónio de Sousa é uma empresa familiar com cerca de 15 hectares de vinhas, reconhecida pela excelência da casta Baga que dá origem a vinhos encorpados e intensos, elaborados de maneira tradicional, com intervenção mínima. As uvas são colhidas à mão e transportadas para a adega em pequenas caixas para preservar as suas características. A vinificação é realizada em lagares de granito e o vinho envelhecido em barricas de carvalho velho português, conferindo um sabor único e complexo. Os vinhos da Sidónio de Sousa são reconhecidos pelo carácter, que refletem a tradição e qualidade da Bairrada.
Fundada em 1927, a Garrafeira Nacional tem sido distinguida com diversos galardões, sendo uma das maiores referências no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas, a nível nacional e internacional.
Morada: Loja Conceição – Rua da Conceição 20/26. 1100-227 Lisboa – Portugal
Para mais informações consultar: https://www.garrafeiranacional.com/garrafeira/events/