Drosophila da asa manchada: porque é que uma mosca está a causar problemas nas culturas de frutas e videira?

Drosophila da asa manchada: porque é que uma mosca está a causar problemas nas culturas de frutas e videira?

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Vai ter lugar na sexta-feira, dia 31 de Janeiro, pelas 12 horas, na Sala de Atos, no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, um seminário sobre a Drosophila suzukii.

A British Columbia (BC), Canadá, produz quantidades significativas de frutas e bagas, e exporta-as para as Américas, Europa e Ásia. Uma mosca asiática do vinagre, com asa manchada drosófila (Drosophila suzukii), foi detectada pela primeira vez na BC e no noroeste dos EUA em 2009, antes de ocorrer em todo o Mundo.

Ataca frutas verdes, bagas e uvas, antes da colheita, causando danos severos e provocando o aumento do uso de insecticidas, ou grandes mudanças no processo de cultivo para culturas de frutas e bagas.

Muito se aprendeu sobre a sua sazonalidade, biologia e ecologia nas culturas e plantas não cultivadas.

Esta apresentação discutirá os resultados de estudos recentes com particular relevância para explorações relativamente pequenas em paisagens mistas, como do Canadá e Portugal.

Este seminário estará a cargo de Horward Thistlewood, especialista e catedrático da Universidade British Columbia.

Comente este artigo

O artigo Drosophila da asa manchada: porque é que uma mosca está a causar problemas nas culturas de frutas e videira? foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Sessão de debate sobre a publicação CULTIVAR - O Eucalipto | 26 fevereiro
Próximo Infografia: Índice de Preços na Agricultura

Artigos relacionados

Nacional

I Encontro dos Vinhos do Tejo é na Golegã

[Fonte: Voz do Campo]

De 23 a 26 de maio, acontece na “Capital do Cavalo” – Golegã – a ‘XXI ExpoÉgua’, evento com um extenso programa, que este ano é marcado pela estreia do ‘Encontro dos Vinhos do Tejo’ – que acontece na sexta-feira e sábado, […]

Sugeridas

Comemorações do 30º aniversário da Agromais – um caso de sucesso na agricultura nacional

No âmbito do 30º aniversário, a agromais afirma-se hoje como a maior organização nacional de agricultores na comercialização de cereais e hortícolas.
Com mais de 1.300 associados e uma área de exploração de 10.000 ha, a organização apresenta um volume de negócios consolidado anual de mais de 42 milhões de euros. […]

Nacional

DGAV publica 12.ª actualização da zona demarcada de Epitrix em Portugal

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) procedeu à 12.ª actualização da zona demarcada de Epitrix da batateira em Portugal, na sequência dos resultados já disponíveis da prospecção anual levada a cabo no território nacional. […]