A influência conjunta de um anticiclone localizado na Europa Central, a estender-se em crista para o arquipélago da Madeira e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar tropical sobre a Península Ibérica, a qual é responsável por um episódio de tempo quente, com temperatura acima da média para a época do ano nos próximos dias.
Os valores da temperatura máxima, na generalidade do território, deverão variar entre 30 e 35°C, com exceção de alguns locais da faixa costeira, onde serão ligeiramente inferiores, e do interior do Alentejo, vale do Tejo e na parte mais interior de alguns vales dos rios onde poderão atingir entre 37 e 39°C.
A temperatura mínima deverá também subir em todo o território, prevendo-se que em alguns locais do Alentejo, do Algarve e da Beira Baixa sejam registados valores próximos de 20°C.
Este padrão atmosférico sobre a Península Ibérica é também favorável ao transporte de poeiras provenientes do norte de África. As poeiras em suspensão deverão manter-se até dia 23, com menor concentração a partir da tarde.
A temperatura continuará elevada na próxima semana, com exceção de uma pequena descida temporária nos dias 23 e 24, contribuindo para uma onda de calor em grande parte das estações do IPMA.
Esta descida de temperatura deve-se à influência de uma massa de ar com componente marítima (ar mais fresco e húmido), a um aumento de nebulosidade devido a uma depressão isolada em altitude e à ocorrência de aguaceiros localizados, especialmente nas zonas montanhosas do interior, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Este é o último comunicado referente a esta situação.
Fonte: IPMA















































