O Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 realiza a gala de encerramento no sábado, em Sernancelhe, depois de um ano com 600 atividades que promoveram a região, valorizaram os produtores e os viticultores que preservam a paisagem.
“O evento marca o ponto final do Douro Cidade Europeia do Vinho, distinção que permitiu ao Douro capacitar, promover e refletir o vinho enquanto produto endógeno e atrativo turístico de um território com 19 municípios”, afirmou, citado em comunicado, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago.
O também presidente da Câmara de Sernancelhe, distrito de Viseu, acrescentou: “Foi igualmente uma oportunidade para valorizarmos os produtores e trabalhadores da vinha, que contribuem na sua atividade laboral para a preservação da paisagem e do nosso reino maravilhoso”.
A gala será um momento de homenagem aos viticultores, escritores e individualidades do panorama nacional que, nas suas áreas, contribuíram diretamente para o desenvolvimento da região e foram parceiros da Cidade Europeia do Vinho.
Serão homenageados os “obreiros do Douro”, ou seja, os mais de 23 mil vitivinicultores que “trabalham a vinha e o vinho no Douro e são promotores económicos indispensáveis para o sucesso da região”.
E será também destacado o papel que os escritores do Douro têm na afirmação do território, pelo que serão homenageados, entre outros, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e Guerra Junqueiro.
“A gala de encerramento será um momento em que reviveremos um ano de intensa promoção do Douro, de afirmação da região no panorama nacional e internacional, através de mais de 600 atividades que englobaram conferências, ‘workshops’, espetáculos e provas de vinho nos 19 municípios do nosso território”, salientou Carlos Silva Santiago.
Um dos momentos altos do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 foi a celebração, por escolha do Presidente da Republica, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na cidade do Peso da Régua, distrito de Vila Real.
O objetivo do evento programado para sábado é lembrar “todos aqueles que, com a sua ação, conseguiram elevar o nome do Douro, fazendo jus ao lema da candidatura duriense “All Around Wine, All Around Douro” (tudo à volta do vinho, tudo à volta do Douro).
“Uma marca que afirmámos em Portugal e na Europa e que contribuiu diretamente para o desenvolvimento do nosso território”, sublinhou o presidente.
A gala conta com a presença de artistas como Áurea, Maro, com a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, do concelho de Sernancelhe, e inclui outros momentos musicais e artísticos com grupos da região.
A distinção da Cidade Europeia do Vinho 2023 foi atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e tem como objetivo promover o vinho e respetivos produtores nos países associados, assim como território europeu e internacional.
Nesta gala, segundo a organização, pretende-se assinalar também a passagem de testemunho do Douro para vários municípios da região de Piemonte, Itália, que em 2024 ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho.