Docente da UTAD é o novo Chairman do Grupo da Castanha na International Society for Horticultural Science

Docente da UTAD é o novo Chairman do Grupo da Castanha na International Society for Horticultural Science

José Gomes Laranjo, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) foi eleito, chairman do workgroup da castanha (http://www.ishs.org/chestnuts) que funciona no seio da International Society for Horticultural Science (ISHS), para um mandato de 4 anos.

A eleição decorreu durante a sessão de encerramento do Congresso Internacional do Castanheiro em Samsun, na Turquia, entre 9 e 13 de outubro 2017. O docente da UTAD sucede a Umit Serdar, da Universidade de Ondokuz Mayiz, Samsun.

A  ISHS (http://www.ishs.org) é uma rede composta por mais de 53.000 indivíduos, universidades, governos, instituições, bibliotecas e empresas, além de um número substancial de Membros Institucionais de cerca de 50 Países / Regiões Membros. É uma importante fonte de informação atualizada sobre horticultura global, visa promover a investigação em todos os ramos da horticultura. Incentiva o desenvolvimento da cooperação internacional e a transferência de conhecimento através da organização de simpósios, congressos e publicações  reunindo cientistas e técnicos de forma a estimular, facilitar e coordenar pesquisas e atividades científicas numa escala global.

Como linhas orientadoras para o seu mandato José Laranjo aponta diversas medidas como a “reorganização do Grupo de Trabalho do Castanheiro, a preparação de um livro branco sobre a castanha no Mundo, o reforço da ligação entre investigação e empresas”.

José Gomes Laranjo é licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD e Professor Auxiliar na mesma Universidade. É presidente da RefCast-Associação Portuguesa da Castanha e membro da Rede Europeia da Castanha (Eurocasta). Como investigador desenvolve atividade na área do castanheiro e da castanha, orienta teses de doutoramento, mestrado e estágios de licenciatura. Está envolvido em vários projetos de investigação/demonstração. É Autor ou coautor comunicações orais em conferencias, jornadas técnicas ou congressos e coeditor de livros e capítulos de livros nacionais ou internacionais.

Castanha Chairman

Comente este artigo
Anterior En marcha el órgano interministerial para aplicar la Agenda 2030 sobre desarrollo sostenible
Próximo Pedido Urgente - Alimento para as Abelhas

Artigos relacionados

Comunicados

Syngenta apresenta tecnologia de ponta no InovMilho

A Syngenta participou no ensaio InovMilho, organizado pela ANPROMIS, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, com as variedades SY Helium e SY Antex e os herbicidas Lumax e Elumis. A 26 de Setembro mostrou os bons resultados do campo a 220 participantes. O SY Helium é uma variedade de milho FAO 500, […]

Comunicados

APED aposta na cooperação com fileira da batata

A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a Porbatata – Associação da Batata de Portugal juntam esforços para a promoção do consumo de batata nacional com vista à valorização deste produto junto do consumidor, ao mesmo tempo que estabelecem laços de cooperação para a reorganização do setor, […]

Candidaturas e pagamentos

Jovens Agricultores: PDR2020 conclui análise

[Fonte: PDR2020] Os beneficiários com candidaturas submetidas ao 2º Período, do 6º Concurso, da Operação 321 «Investimento na Exploração Agrícola» / Jovens Agricultores, serão, hoje, notificados da decisão final sobre o seu pedido de apoio. Relativamente aos 656 jovens agricultores cujo projeto mereceu parecer não favorável, […]