O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979 no âmbito da 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A efeméride é assinalada desde 1981 com o objetivo promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.
Em 2024 o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhores”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da FAO. A temática visa alertar para a importância de todos acederem a alimentos frescos e está alinhada com metas estabelecidas na Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030.
As comemorações integram diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.
A FAO organiza um conjunto de eventos e iniciativas, relacionadas com a nutrição e a alimentação, integrando a participação de um vasto conjunto de países.
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Alimentação, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) promove para as entidades do Ministério da Agricultura e Pescas, uma Palestra com Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Foram promovidas neste dia diversas iniciativas em Portugal, nomeadamente por Municípios e Entidades de Ensino, tendo por objetivo a sensibilização para a temática da alimentação saudável e o direito à alimentação.
O artigo foi publicado originalmente em GPP.