O Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça teve casa cheia para a sessão Agro Tech Talks (9 de outubro), promovida pela Startup Leiria e o Grupo Lusiaves com o objetivo de demonstrar e promover o progresso tecnológico do setor agrícola.
Durante o evento foram discutidos temas essenciais para o setor como:
- a inovação tecnológica
- o acesso a apoios financeiros
- a adaptação das empresas às novas exigências do mercado
Além disso, foram dados vários exemplos de startups e empresas que estão a revolucionar o agroalimentar, explorando formas de aplicar essas inovações no seu próprio negócio.
Um dos grandes destaques foi a apresentação da plataforma TEST4FOOD, um conjunto de serviços e ferramentas digitais para apoio a PMEs e Startups principalmente do setor Agroalimentar. Através desta plataforma, os empresários podem trabalhar as seguintes categorias:
- Domínio do controlo de qualidade agroalimentar avançado ou no domínio da agricultura de precisão.
- Automatização de processos produtivos / controlo de qualidade na indústria agroalimentar
- Realização de estudos de monitorização em rede ou à realização de estudos relacionados com agricultura de precisão / sensorização de explorações agrícolas
- Geração grandes quantidades de dados que poderão ser utilizados pelos potenciais clientes da Test4Food.
- Estudos de conectividade de sistemas avançados de controlo.
Na sua intervenção de boas vindas, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues destacou a agricultura como “um dos setores mais tecnologicamente evoluídos. A presença nesta sessão de vários alunos da EPADRC e particularmente do novo curso TeSP Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, recentemente iniciado em Alcobaça, é um sinal de que os nossos jovens estão cada vez mais empenhados na sua própria formação. Aliar o conhecimento com a inovação e investigação permitirá criar mais valor e ter uma economia mais desenvolvida e sustentável. Foi nesse espirito que lançámos o Alcobaça HUB, um consórcio inédito a nível nacional que reúne todo o know-how de instituições como o IP Santarém, a Universidade de Coimbra, a EPDRC e o INIAV. Este trabalho está já à vista de todos como primeiro TeSP já lançado este ano e um segundo TeSP a abrir no próximo ano letivo na área de Inovação Gastronómica.”
O edil lançou ainda o desafio à StartUp Leiria para um estreitamento da sua ligação com o Município de Alcobaça: “queremos sempre trabalhar com os melhores. A StartUp Leiria tem registado um crescimento assinalável enquanto incubadora e aceleradora de empresas. No futuro próximo teremos porventura uma StartUp Alcobaça.”
O desafio foi prontamente aceite pelo diretor-geral da Start Up Leiria: “o projeto Alcobaça HUB tem todas as características para ser um sucesso e seria uma grande honra para a Start Up Leiria poder fazer parte deste consórcio. É seguramente o início de uma caminho que podemos e devemos percorrer com o Município de Alcobaça”.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.