A relação entre a presença de javalis e os enormes prejuízos causados à cultura do milho vai estar em destaque no Dia de Campo do InovMilho, que se realiza a 2 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. O encontro assinala a apresentação da segunda fase do estudo “Plano Estratégico e de Ação do Javali em Portugal”, conduzido por Carlos Fonseca, do DBIO&CESAM da Universidade de Aveiro, dando continuidade ao trabalho desenvolvido para compreender os impactos da presença desta espécie nas zonas de produção de milho e os desafios que coloca aos agricultores.
“A primeira fase deste estudo começou por avaliar o efetivo populacional do javali a nível nacional. O trabalho técnico-científico desenvolvido esteve na base de alterações legislativas promovidas pelo ICNF, permitindo aumentar a pressão cinegética sobre a população de javali que se estimou em cerca de 300 mil animais em 2022”, explica Carlos Fonseca.
O professor da Universidade de Aveiro acrescenta que “a segunda fase consiste em avaliar a eficácia das medidas de mitigação relativamente aos estragos que esta espécie provoca nas culturas agrícolas, com particular incidência na cultura do milho, e nos povoamentos florestais. Nesta segunda fase, queremos ainda perceber qual foi o impacto dessas alterações legislativas e se estão efetivamente a produzir resultados no terreno. Ao mesmo tempo, pretendemos alargar a análise a outras espécies cinegéticas de caça maior, como os veados e os corços, que estão também a assumir uma presença crescente no nosso país e a provocar danos cada vez mais significativos na agricultura e na floresta e um número crescente de acidentes rodoviários”.
A questão dos javalis integra um programa que pretende colocar em debate alguns dos principais desafios que se colocam atualmente à fileira do milho em Portugal, num contexto marcado pela necessidade de aumentar a eficiência, incorporar tecnologia e encontrar respostas para uma produção mais resiliente.
A agricultura de precisão será, neste âmbito, um dos temas centrais do encontro. A sessão “Agricultura de precisão: que desafios se nos colocam?”, apresentada por Constantino Valero, da Universidad Politécnica de Madrid, permitirá discutir o papel das novas tecnologias na transformação dos sistemas de produção agrícola. O programa inclui ainda apresentações sobre fotogrametria aplicada à cultura do milho e monitorização do milho através de inteligência artificial e imagens de satélite, evidenciando o crescente recurso a ferramentas digitais para acompanhar as culturas e apoiar a tomada de decisão.
O Dia de Campo contempla igualmente uma visita aos campos de ensaio e uma reflexão sobre os desafios técnicos da produção de milho nos próximos anos. Serão ainda abordadas questões como a produção de milho em Portugal, os impactos do vírus do nanismo, a segurança da fileira dos cereais, a sustentabilidade do solo agrícola e a agricultura resiliente, bem como as principais novidades tecnológicas disponíveis para a produção de milho.
Aproximar o setor agrícola das novas gerações
Outro dos momentos relevantes do Dia de Campo será a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o B-Rural, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
A parceria pretende reforçar a ligação entre o setor agrícola e florestal e o ensino superior, aproximando os estudantes da realidade e das oportunidades profissionais existentes no setor. O protocolo surge num contexto em que a agricultura e a floresta enfrentam desafios como a renovação geracional e a necessidade de atrair talento qualificado.
A colaboração pretende, assim, contribuir para uma maior valorização e conhecimento do setor junto das novas gerações, aproximando as instituições de ensino superior das realidades e oportunidades associadas às atividades agrícola e florestal.
O Dia de Campo InovMilho contará ainda com a participação de representantes das principais instituições e organizações ligadas ao setor. A sessão de encerramento reunirá Jorge Durão Neves, presidente da ANPROMIS; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP; Maurício Marques, presidente da Comissão de Agricultura e Pescas; Nuno José Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Coruche; e José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Mar.
Com esta iniciativa, o InovMilho pretende promover um espaço de partilha entre ciência, tecnologia e produção, colocando em discussão algumas das questões que irão marcar a evolução da cultura do milho em Portugal e reforçando a importância da inovação e do conhecimento para a competitividade e sustentabilidade da fileira.
A participação no Dia de Campo é gratuita, mas de inscrição obrigatória. A data limite de inscrição é dia 26 de agosto e pode ser realizada preenchendo o formulário disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjlaiufjxzAoC8ZTkRMCPuiNI2krWPIInjVUU5uIl7zH4EAg/viewform











































