Declaração da Copa & Cogeca sobre o futuro da PAC

Declaração da Copa & Cogeca sobre o futuro da PAC

O Parlamento Europeu, seguido pelo Conselho Europeu, decidiu avançar e continuar a trabalhar na política fundamental para a nossa comunidade agrícola, a PAC – Política Agrícola Comum da UE. Esta decisão permite que se continue o trabalho no futuro PAC, num momento absolutamente crucial em que o setor agrícola se depara com a crise da COVID, com as perturbações do mercado e as incertezas do Brexit.

A PAC proposta pela Comissão Europeia em 2018 e actualmente em votação no Parlamento Europeu não é perfeita, mas é um compromisso que pode permitir aos agricultores e às cooperativas avançar, investir na sua produção e tornarem-se mais ecológicos. Demorou quase três anos para esta proposta da PAC chegar quer à votação no Parlamento quer à mesa de negociações do Conselho. Só poderá ser feita uma análise abrangente após a votação final no Parlamento na sexta-feira. Os eurodeputados tomaram uma decisão responsável e disseram, com uma clara maioria de 503 votos, que a agricultura não deve ser uma questão de ideologia ou de revolução, mas sim um trabalho de adaptação e transição.

A Copa & Cogeca congratulam-se o trabalho dos relatores da PAC e dos eurodeputados da COM AGRI que, apesar das condições impostas pelo COVID, trabalharam incansavelmente. O mesmo se aplica à Presidência alemã do Conselho, que desenvolveu um trabalho substancial e todos os esforços para chegar a um acordo sobre uma posição comum entre todos os Estados-Membros. Os agricultores europeus e as cooperativas agrícolas europeias compreenderam o sinal enviado esta manhã e estaremos a trabalhar para cumprir os objectivos principais da futura PAC. Os agricultores precisam e contam com esse processo para continuar em um espírito colaborativo durante as negociações.

Comente este artigo
Anterior Linha de crédito de 10 milhões de euros para os Agricultores dos Açores
Próximo Laboratórios do Serviço de Classificação de Leite (SERCLA) na Terceira e São Miguel estão acreditados

Artigos relacionados

Últimas

Workshop “Momento ótimo para a colheita das azeitonas” – 2 de dezembro – Estremoz

Workshop “Momento ótimo para a colheita das azeitonas”, que pretende transmitir aos produtores, associações de olivicultores e lagares, as técnicas e metodologias a usar para determinar o momento […]

Solicitações

Oliveira do Hospital: listagem de necessidades para apoiar agricultores afectados pelos incêndios

A Câmara de Oliveira do Hospital comunicou no seu site no facebook as sua listagem de necessidades para ajudar os afetados pelos incêndios para quem queira apoiar e os contactos e pontos de recolha.

Sugeridas

Projeto prevê produzir biocombustível avançado com resíduos da poda de árvores

Um projeto de aproveitamento de resíduos das podas de vinhas e árvores de fruto na produção de biocombustível avançado está a ser […]