CVRVV apresenta or�amento e a��es de promo��o para os mercados interno e externo Vinhos Verdes v�o investir 2,8 milhões de euros em 2013
A Comissão de Viticultura da Regi�o dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai investir este ano 2,8 milhões de euros em a��es de promo��o nos mercados interno e externo. O an�ncio foi feito, dia 10 de janeiro (quinta-feira), pelo presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, durante a apresentação do or�amento e do plano de atividades para 2013, no Porto. Com os dados relativos ao primeiro semestre de 2012 a apontarem para um crescimento recorde das exporta��es � sete por cento em valor e 12 em volume �, o que acontecer� pelo 12.� ano consecutivo, o presidente da CVRVV estabelece como objetivo para este ano �refor�ar a aposta nos mercados estratégicos do Vinho Verde�, ou seja, EUA, Alemanha, Canad�, Brasil, Su��a, Su�cia e Reino Unido.
Dos 2,8 milhões de euros do or�amento para 2013, a CVRVV destinou 600 mil euros, 21 por cento, para os EUA, o principal mercado externo consumidor de Vinho Verde, com um volume de vendas de 2,2 milhões de litros no primeiro semestre do ano anterior, o que representa cinco milhões de euros.
O segundo maior investimento, em termos promocionais, vai ser feito no mercado nacional, com a CVRVV a prever aplicar uma verba de 550 mil euros em a��es direcionadas para os profissionais do setor e para o consumidor final, o que representa 20 por cento do total do or�amento previsto para este ano.
Uma significativa fatia or�amental vai Também ser investida no Brasil: 500 mil euros. O mercado brasileiro � cada vez mais priorit�rio para os objetivos tra�ados pela CVRVV, estando j� no top 5 dos países que importam um produto único no Mundo � em 2011, quase um milh�o de litros, ou seja, 1,2 milhões de garrafas, cruzou o Atl�ntico com destino �s terras de Vera Cruz.
Alemanha (300 mil euros), Canad� (295 mil euros), Su��a (195 mil euros), Su�cia (170 mil euros) e Reino Unido (190 mil euros) são outros dos países que v�o estar na mira promocional dos Vinhos Verdes ao longo de 2013, completando os sete mercados estratégicos estabelecidos pela CVRVV.
Em 2012, mais de 30 por cento da produ��o de Vinho Verde foi consumida nos mercados externos, o que aconteceu pela primeira vez na hist�ria da regi�o que, segundo o presidente da CVRVV, �assume definitivamente uma voca��o exportadora�.
Para Manuel Pinheiro, as metas para 2013 �são, precisamente, apostar nos mercados estratégicos do Vinho Verde�, procurando refor�ar a presença em países como os EUA, a Alemanha, o Brasil, a Su��a, a Su�cia e o Reino Unidos, respons�veis por 80 por cento do investimento em a��es de promo��o para este ano.
�Em equipa que ganha não se mexe, assim como não se deve mudar um rumo que tem dado bons resultados nos �ltimos 10/12 anos�, defendeu Manuel Pinheiro, na apresentação do or�amento e plano de atividades promocionais, para justificar a op��o da CVRVV em não apostar em nenhum novo destino, nomeadamente nos mercados emergentes, como, por exemplo, a China.
O �maior or�amento de uma regi�o vitivin�cola portuguesa� vai permitir levar a cabo, em 2013, um conjunto de a��es promocionais nos mercados interno e externo, bem como possibilitar a presença dos Vinhos Verdes em alguns dos mais importantes certames mundiais do setor, como a PROWEIN, na Alemanha, em mar�o, ou a Mesa são Paulo, no Brasil, em novembro.
Em Portugal, a CVRVV vai organizar a sexta edição do Concurso Vinhos Verdes&Gastronomia, cuja entrega de prémios terá lugar no Pal�cio do Freixo. J� o Pal�cio da Bolsa, Também no Porto, vai receber a cerimónia de entrega dos Melhores Verdes 2013, concurso que a CVRVV promove h� mais de 30 anos, com vista a distinguir os melhores vinhos em cinco categorias.
Em 2011, os Vinhos Verdes exportaram 38 milhões de euros para 90 mercados externos, o que representa 15 milhões de litros, mais oito por cento em rela��o ao período hom�logo. J� em 2012, os dados oficiais, referentes aos primeiros seis meses do ano, apontam para um crescimento das exporta��es de sete por cento em valor (18,6 milhões de euros) e de 12 em volume (oito milhões de litros).
O mercado que mais importa Vinho Verde continua a ser o dos EUA, que, até junho do ano passado, havia j� transacionado cinco milhões de euros e 2,2 milhões de litros, mais 16 e 10 por cento, respetivamente, do que em igual período de 2011.
|
Apontadores relacionados: |
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|