O que fazer e o que não fazer quando comunicamos temas como agricultura de precisão, fogos florestais, novas técnicas genómicas ou a adaptação às alterações climáticas?
Como pensar estrategicamente a nossa comunicação, para conseguirmos envolver o público e passarmos uma mensagem eficaz?
O curso “Comunicar Agricultura, Floresta e Ambiente”, que irá decorrer de 14 a 28 de Junho, em formato online, leccionado por Cristina Nobre Soares e coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia, tenta responder a estas e a outras questões com que a comunicação destes sectores se debate. Este curso está inserido na oferta formativa do programa Open Campus.
Para quê comunicar melhor a agricultura, floresta e ambiente?
“Se há sectores que têm problemas na sua comunicação são os sectores da agricultura e da floresta, que, de um modo geral, ou comunicam apenas para “dentro” ou de uma forma reactiva. E num mundo em mudança pelas alterações climáticas, onde agricultores, técnicos e cientistas procuram e adoptam formas de produzir cada vez mais sustentáveis, é urgente saber comunicar essas novas práticas. Saber como comunicá-las tanto aos consumidores, como aos jornalistas, empresas, decisores políticos.” – diz-nos Cristina Nobre Soares, a formadora e uma das coordenadoras este curso.
Engenheira florestal de formação, Cristina Nobre Soares trabalha como consultora de comunicação de ciência há vários anos. “Ao longo deste caminho pela comunicação de ciência trabalhei com centenas de investigadores e técnicos das áreas agrícolas e florestais. E apercebi-me como a comunicação nestas áreas, em vez de ser uma ponte entre as pessoas, se pode tornar num muro intransponível. Se nada fizermos, se nada mudarmos, esse muro comunicacional, para além de intransponível, pode converter-se numa perigosa barricada. Este curso é a minha modesta proposta para tentar mudar isso.”
A quem se destina e o que é que podemos encontrar neste curso?
O Curso “Comunicar Agricultura, Floresta e Ambiente” destina-se a todos os técnicos, alunos e investigadores das áreas agrícolas, florestais e ambientais, que queiram melhorar a forma como comunicam estes temas ao público em geral.
Ao longo das 20 horas que o constituem, os participantes poderão saber mais sobre técnicas e ferramenta de estratégia de comunicação, linguagem e narrativa, e como adaptá-las aos diferentes públicos-alvo.
“É um curso muito focado nos exercícios e exemplos práticos. Tão importante como os alunos ficarem a saber que tipo de estratégia podem usar, é “porem as mãos na massa” e perceberem como e porquê as devem usar”.
Para saber mais sobre o programa, horário, preço e candidaturas deste curso:
Basta consultar o link https://open-campus.isa.ulisboa.pt/newpage46bbea39, onde encontrarão toda a informação necessária. As candidaturas estão abertas até dia 12 de Junho de 2023.