Criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita

Criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita

[Fonte: SAPO 24]

“Os criadores nacionais de cavalos podem, a partir de agora, exportar para a Arábia Saudita. Trata-se de um importante mercado, junto do qual Portugal manifestou interesse em 2018, tendo o processo ficado agora concluído, apenas um ano após o início das negociações”, avançou, em comunicado, o Governo.

Com a Arábia Saudita, sobe para 58 o número de mercados abertos pelo executivo, que viabilizam a exportação de 227 produtos, 172 dos quais de origem animal e 55 de origem vegetal.

Este mercado junta-se ao de El Salvador e ao da Malásia, para os quais os criadores portugueses de cavalos já podiam exportar.

Por outro lado, estão em curso as negociações com mais seis países, entre os quais Índia e China.

“Para dar início às operações de exportação para países terceiros é geralmente necessário estabelecer as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários com as autoridades competentes dos países de destino”, indicou o ministério tutelado por Capoulas Santos.

Estes requisitos têm de ser cumpridos na certificação dos produtos a serem exportados, pelos operadores económicos e pela autoridade competente nacional, que, neste caso, é a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

O Ministério da Agricultura está ainda a trabalhar na abertura de outros 57 mercados para a exportação de 269 produtos, sendo 22 da área animal e 46 da área vegetal.

Comente este artigo

O artigo Criadores portugueses de cavalos já podem exportar para a Arábia Saudita foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior Açores aprovam em breve novo regime jurídico para regular a atividade de polícia florestal
Próximo Cotações – Cortiça – Informação Semanal – 5 a 11 Agosto 2019

Artigos relacionados

Últimas

Nações Unidas: Governos são pouco ambiciosos no combate a alterações climáticas e desigualdades

[Fonte: Expresso]

A ONU alertou esta terça-feira que a resposta internacional para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está […]

Nacional

NEYA Lisboa Hotel é o único hotel carbono zero em Portugal

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
O NEYA Lisboa Hotel renovou a sua Certificação Carbono Zero e tornou-se no único hotel do país neutro em emissões de carbono, […]