Criadores de novas variedades de uva formam aliança contra culturas ilegais

As principais empresas mundiais de desenvolvimento de novas variedades de uvas de mesa formaram uma parceria única para fortalecer os controlos contra plantações ilegais de variedades licenciadas.

A Breeders’ Alliance Co. Ltd foi fundada no dia 29 de Maio de 2019 pela SNFL, IFG, Sun World Innovations e Arra para proteger os interesses de criadores, produtores e retalhistas de variedades protegidas.

“Desenvolver novas variedades é caro e consome tempo, e é vital que as plantações ilegais sejam diminuídas”, disse o director da SNFL, Duncan Macintyre, aos delegados do Global Grape Summit, que decorreu ontem, 5 de Junho, em Londres, onde a aliança foi apresentada aos delegados antes de seu lançamento oficial.

Garantia de retorno do investimento

“Os criadores precisam garantir que obtêm um retorno sobre o investimento, e os produtores não se podem dar ao luxo de ver o seu vizinho a cultivar a mesma variedade licenciada ilegalmente”, acrescentou aquele responsável.

Macintyre disse ainda que a pirataria também causa problemas aos retalhistas, pois os detentores de direitos têm o poder de agir contra qualquer parte que infrinja a sua licença, incluindo o vendedor.

Acções de vigilância

A aliança compartilhará informações sobre alegações de infracção e investirá na vigilância de retalhistas para restringir a produção ilegal e as vendas de variedades licenciadas.

As empresas por detrás da iniciativa esperam encorajar controlos nacionais mais rígidos sobre as plantações ilegais.

“Há produtores em muitos países que não têm acesso às melhores variedades porque os seus governos não adoptaram as medidas apropriadas para proteger os criadores. Trata-se de cuidar do nosso fluxo de rendimento para que possamos reinvesti-lo no desenvolvimento varietal, mas o mais importante é proteger os produtores que pagam os royalties pelas nossas variedades”, disse Macintyre.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Fito-Entrevista a Vítor Hugo Teixeira no âmbito do Fórum Smart Farm 2019.
Próximo Adelanto de la PAC al cereal: «Es una solución para la tesorería, pero no para paliar la pérdidas por los precios»

Artigos relacionados

Últimas

Seminário em Beja sobre requalificação de linhas de água na exploração agrícola

Home Agenda Seminário em Beja sobre requalificação de linhas de água na exploração agrícola

[…]

Comunicados

50.ª Edição da AGRO arrancou hoje com a presença do ministro da Agricultura

A 50.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação arrancou hoje, no Parque de Exposições de Braga, […]

Nacional

Se deflagrar um fogo no seu concelho pode ser avisado através desta ‘app’

[Fonte: O Jornal Económico]

Miguel A. Lopes/Lusa

Em tempo de incêndios florestais, toda a segurança e medidas de prevenção é […]