Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Na semana em análise registou-se um aumento das cotações médias nacionais dos borregos de 22-28 kg (+15 cêntimos / kg) e de >28 kg (+3 cêntimos / kg), em relação à semana anterior; estabilidade dos borregos de <12 kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi média nas áreas de mercado da Cova da Beira e Guarda e relativamente abundante em Castelo Branco; a procura foi relativamente fraca na Cova da Beira e em Castelo Branco e média na Guarda. Completa estabilidade de cotações dos borregos e dos animais adultos nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca nas duas áreas. Subida da cotação máx. dos borregos de <12 kg em Coimbra (+20 cêntimos / kg).

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de ovinos foi fraca e a procura foi média. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca em todas as áreas de mercado com excepção de Évora, em que foi média; a procura foi média no Alentejo Litoral e Estremoz e relativamente animada nas restantes áreas. A procura de animais para exportação com destino a Israel tem mantido o mercado relativamente animado. Subida de cotações dos borregos de todas as categorias em Évora, Alentejo Norte, Elvas e Estremoz (+10 a +26 cêntimos / kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura média. Subida de cotações dos borregos de <12 kg (+25 cêntimos / kg) e de 13-21 kg (+35 cêntimos / kg) nas três áreas de mercado, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise as cotações médias dos cabritos de <10 kg subiram em relação à semana anterior nas regiões da Beira Interior (+17 cêntimos / kg) e de Trás-os-Montes (+25 cêntimos / kg); estabilidade destes animais na Beira Litoral.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi relativamente fraca nas áreas de mercado da Cova da Beira e de Sertã e média na Guarda. A procura foi média na Cova da Beira e Guarda e relativamente animada na Sertã. A oferta é insuficiente para satisfazer a procura na Cova da Beira e na Sertã. Subida dos cabritos de <10 kg na Sertã (+50 cêntimos / kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e  Viseu. A oferta, apesar de escassa, revela-se suficiente para satisfazer a procura nas duas áreas. Subida da cotação máx. dos cabritos de <10 kg em Viseu (+50 cêntimos / kg).

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram médias. A procura aumentou um pouco em relação à semana anterior, o mesmo acontecendo às cotações dos cabritos de <10 kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente (+25 cêntimos / kg).

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi muito fraca e a procura relativamente fraca. As cotações dos cabritos e dos animais adultos mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente fraca no Alentejo Norte; a procura foi muito fraca no Alentejo Norte e relativamente fraca em Estremoz. Estabilidade de cotações nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior 2020 entre os três anos mais quentes desde que há registos
Próximo Cotações – Suínos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020

Artigos relacionados

Nacional

PAN diz que concentração de serviços está a despovoar aldeias e vilas

O líder partidário iniciou hoje no distrito de Bragança uma volta que o levará, nas próximas cinco semanas a percorrer o país, […]

Nacional

Governo diz ser “estruturante” nova empresa tecnológica em Évora para agrofloresta

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, considerou hoje “estruturante” para Portugal a nova empresa luso-brasileira ELIO Tecnologia, sediada em Évora, que aposta na tecnologia para […]

Últimas

Avian influenza: EU on alert for new outbreaks

EU countries are being urged to step up surveillance and biosecurity measures to guard against possible new outbreaks of avian influenza this year. […]