Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “bacon” foi quase nula. A oferta foi média/baixa para o abacate “Hass” e equilibrou a procura. Escoamento normal. Produto com qualidade média. Cotações estáveis.
Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta de produto nacional e na europa foi baixa. A procura europeia por este produto continuou alta. Os países da América do Sul e Marrocos são os principais produtores e abastecem a europa. Cotações altas (valores estimados).
Framboesa – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta de framboesa foi residual. Produção com origem em Marrocos. Na framboesa depois de um pico excecionalmente volumoso com origem em Marrocos o preço tem uma ligeira tendência ascendente e de consolidação. Cotações estáveis (valores estimados).
No Algarve, a oferta de framboesa foi média e equilibrou a procura. Escoamento regular tanto para o mercado nacional como para exportação. Cotações estáveis.
Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho a oferta manteve-se média e a procura também. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha. Concorrência de produto da Grécia e Itália. Variedades: Hayward e Earligreen.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a oferta continuou a diminuir e a procura esteve média/alta (oscilando durante as últimas semanas). A exportação do produto nacional tem contribuído para escoar as produções abundantes neste ano, permitindo estabilizar as cotações. Variedade “Hayward”. Produção ao “ar livre”.
Laranja – No Algarve a oferta de laranja “Newhall” foi média/alta e a procura média. Escoamento fluido. Boa qualidade. . Início de campanha de produção e comercialização da laranja “Lanelate”. Descida das cotações da laranja “Newhall” de calibre 1 a 6 devido à presença da nova laranja “Lanelate”.
Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta de limão continuou abundante e a procura esteve fraca (normal nesta época do ano). Cotações estáveis. Exportação de limão para França. Prevê-se que a produção este ano seja superior ao ano anterior. Modo de produção convencional. A rega é efetuada na maioria dos casos por um sistema de rega gota-a-gota.
No Algarve, a oferta aumentou para média e as cotações desceram. A procura este fraca. Escoamento normal. Boa qualidade comercial.
Maçã – Na Região Norte, na área de mercado Douro Sul, a oferta continuou alta e a procura esteve ainda mais baixa do que na semana anterior. Preços estáveis mas altamente pressionados para que se reduzam ainda mais, principalmente nos calibres menores. Algumas cotações mais baixas refletem a maçã atingida pelo granizo. Os calibres mais baixos, normalmente embaladas, são colocados pelos produtores em mercados menos exigentes. Presença no mercado nacional de maçã de vários países da Europa, como a Espanha, França, Itália e Polónia. A maçã atingida pela queda de granizo ou que não cumpriu os requisitos do mercado de frescos, foi canalizada para a industria. Agricultura convencional em regadio e alguma em sequeiro. A maioria em proteção Integrada e alguma produção biológica, residual.
Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta foi média/alta e a procura média/baixa. Boa qualidade As cotações não se alteraram.
Na área de mercado Viseu as cotações da maçã das variedades (Fuji, Golden Delicious, Red Delicious e Royal Gala) desceram. Concorrência de maçã de Espanha e Polónia (os países europeus, principalmente a Polónia, devido ao bom ano agrícola, estão a colocar nos principais mercados, fruta a preços muito competitivos).
Na área de mercado Guarda, a oferta foi suficiente para a procura média/baixa. Produto de média qualidade. Cotações estáveis. A Espanha influencia o preço praticado na região. Variedades cultivadas: “Bravo de Esmolfe” (não certificada), “Golden Delicious”, “Red Delicious” e “Royal Gala”. Todo o sistema de produção é feito ao ar livre, em regadio e em modo de produção biológica.
Na área de mercado Cova da Beira, a oferta de maçã “Golden Delicious,” foi baixa e a procura continuou fraca, inferior ao habitual nesta altura. Cotações estáveis. A produção é obtida de pomares instalados ao ar livre, regados, a maioria tratados em modo de produção integrada, com poucas exceções no modo de produção biológico.
Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a oferta de maçã é média e a procura continuou alta. Excelente qualidade do produto. Oscilações nas cotações da maçã.
Meloa – No Algarve iniciou-se a campanha de produção e comercialização da meloa “Gália”, com a oferta e a procura ainda baixas.
Morango – Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta manteve-se média e a qualidade esteve boa. A procura tem reagido bem ao baixo nível de preços, permitindo equilibrar o mercado, acompanhando a oferta Cotações estáveis. O escoamento foi fluído graças à preferência dos operadores pelo produto regional de melhor qualidade do que o importado. A importação de morango vindo de Espanha estabilizou, devido ao aumento dos custos de transporte provocado pelo impacto do conflito Rússia/Ucrânia no preço dos combustíveis.
Na Região Ribatejo e Oeste, na área de mercado Península de Setúbal a oferta equilibrou a procura média. Descida da cotação mínima do morango comercializado em caixa. Concorrência de produto de Espanha.
No Alentejo, na área de mercado Odemira, as cotações mantiveram-se estáveis. A oferta manteve-se média/baixa. Procura média. Boa qualidade do produto.
No Algarve a oferta foi média e a procura esteve inferior. Boa qualidade e bom escoamento. Cotações sem alterações.
Pera – Na Região Centro, na área de mercado Leiria, a oferta foi média/baixa e a procura baixa. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.
Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Oeste, a procura pela pera “Rocha” continuou alta. Oscilações nas cotações.
Tangerina – No Algarve a oferta de tangerina “Clemenvilla/Nova” foi baixa e de “Ortanique” e “Encore” foi média. Procura média. Escoamento regular. Cotações estáveis.
Modo de Produção Biológico
Morango – Na Região do Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta de morango de modo de produção biológico foi média e equilibrou a procura. As cotações não se alteraram. Fruto de média qualidade.
Frutos Secos
Alfarroba – No Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” equilibrou a procura média/baixa. A oferta de alfarroba “grainha” equilibrou a procura média/baixa. A oferta de alfarroba “triturado grosso” equilibrou a procura média/baixa. Boa qualidade do produto. Bom escoamento. Cotações estáveis.
Amêndoa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura também. Concorrência do miolo de amêndoa da região Norte e do Alentejo. Escoamento pontual. Cotações estáveis.
Pinha – A oferta e a procura foram médias. Cotações estáveis. 1kg equivale a 4 pinhas.
Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta foi fraca de pinhão nacional. Forte influencia dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.
→ Aceda aqui às cotações ←
Cotações – Frutos Frescos e Secos – 6 a 12 de dezembro de 2021