Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 9 a 15 Setembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

As cotações médias nacionais dos novilhos e novilhas de 12 a 24 meses, de raça Turina mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior, embora as novilhas de 12 a 24 meses cruzado de Charolês tenham descido 1 cêntimos/Kg e os novilhos de 12 a 24 meses cruzado de Charolês desceram 2 cêntimos/Kg.

Entre Douro e Minho

Na região do Entre Douro e Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. Mantém-se a entrada de carne oriunda do mercado externo, principalmente de Espanha. Estabilidade de cotações nas duas áreas de mercado desta região, Entre Douro e Minho e Ribadouro.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta foi relativamente fraca e a procura também fraca nas três áreas de mercado analisadas, Aveiro, Coimbra e Viseu, tendo a procura e o consumo baixado em relação à semana anterior. No que se refere às cotações, a tendência foi de estabilidade nas três áreas referidas.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de bovinos foi média na área de mercado da Guarda e relativamente abundante em Castelo Branco; a procura foi média em ambas as áreas de mercado. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de bovinos foi média e a procura relativamente fraca. Estabilidade de cotações em todas as categorias de animais.

Alentejo

No Alentejo a oferta e a procura de bovinos foi média nas áreas de mercado de Alentejo Litoral, Estremoz, Beja e Elvas. Com excepção de Évora, em que foi relativamente abundante a oferta e a procura e na área de mercado do Alentejo Norte a oferta foi média e a procura foi relativamente animada.

Na área de mercado de Évora na cotação mais frequente, as novilhas/os de 12 a 24 meses cruzado de Charolês desceu 5 cêntimos/Kg e as vitelas de 6 a 8 meses Cruzado de Charolês desceu 10 cêntimos/Kg. Nas restantes categorias e áreas de mercado, verificou-se estabilidade das cotações em relação à semana anterior.

A tendência da Bolsa do Bovino foi de manutenção de cotações em todas as categorias.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Tomato Jumping Genes Could Help Speed-breed Drought Resistant Crops
Próximo Caso das golas. Inquérito da IGAI quase concluído

Artigos relacionados

Nacional

Autarca de Mortágua critica relatório. “É muito lindo mandar na casa dos outros”

José Júlio Norte levou os elementos do Tribunal de Contas ao terreno, para mostrar o que é a implementação de um modelo de plano de defesa da floresta, […]

Dossiers

Portugal “nos primeiros lugares” na execução de fundos comunitários

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, diz que Portugal está “nos primeiros lugares” na execução dos fundos comunitários e mostrou-se “muito perplexo” com críticas da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). […]

Últimas

A azeitona paga ao produtor a pouco mais de 25 cêntimos

O preço da azeitona, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, situa-se entre os 25 a 30 cêntimos o quilo, segundo garante o presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada daquela região. […]