Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 30 Novembro a 6 Dezembro 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 30 Novembro a 6 Dezembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi fraca. A procura baixou nas últimas semanas, principalmente no que se refere ao frango para churrasco, mas também nas outras classes de peso, o que se ficou a dever em parte a algumas das restrições decretadas no âmbito do estado de emergência. Desta forma, a oferta de frango continua a aumentar em quantidade e em peso.

Apesar disso, as cotações do frango abatido de todas as classes de peso mantiveram-se estáveis. Estabilidade do frango do campo. Subida da cotação mín. da perna de peru (+10 cêntimos / kg) e descida das cotações máx. e +freq. das galinhas vivas semipesadas (-5 cêntimos / kg).

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. Após a redução quase generalizada da passada semana, a tónica foi de estabilidade de cotações, quer para o frango e peru, vivos e abatidos, quer para o peito e perna de peru, quer no caso das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.

Nota: 1) A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 27 a recolha de cotações da perna e peito de peru nas duas regiões.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis, há 6 semanas consecutivas no caso do ovo a peso e há 5 semanas no caso dos ovos classificados.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta continua superior à procura nas duas áreas. A procura baixou um pouco em relação à semana anterior no Litoral Centro. No que se refere às cotações dos ovos, a peso e classificados, não se registaram quaisquer alterações nas duas áreas analisadas.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura foi relativamente animada, tendo esta última aumentado um pouco nas duas últimas semanas. Apesar disso, as cotações dos ovos, a peso e classificados, mantiveram-se estáveis.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Cereais – Informação Semanal – 23 a 29 Novembro 2020
Próximo Cotações – Suínos – Informação Semanal – 30 Novembro a 6 Dezembro 2020

Artigos relacionados

Internacional

Short-term outlook: favourable prospects for EU agricultural sectors

The first 2021 edition of the short-term outlook for EU agricultural markets concludes that the EU agricultural sector showed resilience throughout the Covid-19 crisis. The sector did […]

Sugeridas

VITIS 2022/2023 – Abertura do Período de Candidatura

As candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), Campanha 2022/2023, decorrem entre as 9h00 do dia 2 de dezembro 2021 e as 17h00 do dia 5 de janeiro de 2022. […]

Comunicados

1000 participantes inscritos no 11º Colóquio Nacional do Milho

A ANPROMIS organiza, a 05 de Março, o 11º Colóquio Nacional do Milho que será também o 1.º Encontro das Culturas Cerealíferas. Até ao momento estão inscritos 1000 participantes neste evento […]