Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 3 a 9 Fevereiro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Após o aumento das cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) registado na passada semana (+7 a +10 cêntimos / Kg), esta semana pautou-se pela estabilidade de cotações, quer no que se refere ao frango, quer ao peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg).

Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura animada, registando-se um equilíbrio na relação oferta-procura. A procura melhorou um pouco em relação à semana anterior, mas apesar disso, as cotações do frango, vivo e abatido, mantiveram-se estáveis. Estabilidade de cotações do frango do campo e do peru abatido. No que se refere às galinhas vivas, a tendência foi também de estabilidade, quer para as pesadas, quer para as semi-pesadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. As cotações do frango vivo e do frango abatido de todas as classes de peso mantiveram-se estáveis, após a subida da última semana. Estabilidade de cotações do peru, vivo e abatido e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Nota: A partir da 1.ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta e a procura de ovo foram médias nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro, registando a procura uma ligeira recuperação no Litoral Centro. Estabilidade generalizada das cotações dos ovos, na produção e classificados em cartão e ovotermo de todas as classes de peso, nas duas áreas.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Descida generalizada das cotações mín. dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, -5 cêntimos / dúzia.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo
Anterior Expojardim/ Urbangarden 2020 abriu portas no Norte do País pela primeira vez
Próximo Governo quer libertar 1,27 mil milhões de euros de fundos comunitários que estão parados

Artigos relacionados

Nacional

Campanha frutícola de 2021 com “boas perspetivas” – INE

A campanha frutícola apresenta este ano “boas perspetivas”, prevendo-se um aumento da produtividade dos pomares e quantidades “historicamente elevadas” […]

Últimas

Oportunidades e desafios da reutilização de água no regadio

Com início às 10 horas, no dia 18 vai ter lugar uma Sessão de Divulgação -Reutilização de Água no Regadio no Parque Científico e Tecnológico de Évora. Este evento está […]

Newsletters

Flash APH Nº 99 | Newsletter da Associação Portuguesa de Horticultura

A APH – Associação Portuguesa de Horticultura divulgou a sua Newsletter “Flash APH” do mês de março, com o nº99, onde destaca a publicação da edição nº 32 das Actas Portuguesas de Horticultura, […]