Congresso Europeu de Jovens Agricultores – 18 a 19 de Outubro 2017 – Bruxelas

Congresso Europeu de Jovens Agricultores – 18 a 19 de Outubro 2017 – Bruxelas

Entre os dias 18 e 19 de Outubro, vai realizar-se o 4º Congresso Europeu de Jovens Agricultores em Bruxelas, no Parlamento Europeu.

Esta iniciativa nasceu de uma parceria, feita em 2012, entre a Confederação dos Agricultores de Portugal e o eurodeputado Nuno Melo, com o apoio do grupo PPE.

Esta iniciativa tem vindo a crescer e a ganhou o seu espaço na agenda Europeia, sendo já o evento com maior dimensão que se realiza na Europa, sobre a temática dos jovens Agricultores.

No dia 19 de Outubro vão a concurso os melhores projectos de jovem Agricultor dos 28 estados membros da União Europeia, com objectivo final da atribuição de três prémios:

  • Melhor Jovem Agricultor da Europa;
  • Projeto mais sustentável;
  • Projeto mais inovador;

Nesta edição, Portugal apresenta a concurso o projecto que foi o vencedor no concurso nacional organizado pela CAP e realizado em Junho no CNEMA, por ocasião da Feira Nacional de Agricultura, onde saiu vencedora a Jovem Agricultora transmontana, Catarina Martins, com o seu projecto de horticultura no Vale da Vilariça.

Recordamos que Portugal já venceu dois prémios nas últimas 4 edições, na primeira edição pelo produtor de morangos em aeroponia José Carvalho e na terceira edição pelo produtor de uvas sem semente, Henrique Silvestre Ferreira, esperamos que este ano consigamos alcançar um bom resultado.

No congresso contamos com um eurodeputado embaixador por cada estado membro, apoiando o seu jovem agricultor, e cada delegação por país dá a oportunidade de assistir ao congresso a cerca de 15 jovens agricultores que aproveitam a ocasião para conhecer a o centro de decisão comunitário, assim como, a realidade agrícola dos outros países da união Europeia, fazendo deste congresso uma importante oportunidade de networking e partilha de conhecimentos, este ano contamos com cerca de 400 Jovens agricultores Europeus.

Nesta 4ª edição do congresso de jovens agricultores Europeus, temos a honra de contar com a presença de personalidades como o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, da comissão Europeia, um representante do comissário Phil Hogan, do presidente da comissão de agricultura do Parlamento Europeu, do presidente do PPE, Joseph Daul, e do Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, entre outras personalidades da política Europeia.

Para todos os interessados em assistir ao evento, no dia 19 de Outubro, vamos transmitir via webstream a partir das 9.00h da manhã.

 

Congress of young farmers

Comente este artigo
Anterior Transmission Walterscheid Ultra.plus, le très haut de gamme du cardan
Próximo Live streaming do Congresso Europeu de Jovens Agricultores – 19 Outubro 2017

Artigos relacionados

Dossiers

Em Destaque Agronegócio | 3º Trimestre de 2018

Consulte a compilação da VDA com a legislação relevante para o setor agrícola para o 3º trimestre de 2018.

Eventos

CNA – A Luta camponesa no brasil- 16 de Abril 2018 – Coimbra

Na próxima segunda-feira, dia 16 de Abril, na Sede da CNA, em Coimbra, Sessão Debate e Solidariedade com as Organizações Camponesas e o Povo do Brasil, com a participação de Dirigentes do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores! […]

Nacional

E a Árvore Portuguesa do Ano é…

[Fonte: Anipla – fitotema]

Portugal já elegeu a árvore que o vai representar no concurso europeu que escolhe a árvore do ano.
Tem 150 anos, foi proposta pela Câmara Municipal de Mértola e recebeu 3.445 votos: falamos da Azinheira Secular do Monte do Barbeiro. […]