Concentração de delegações de Lesados pelos Javalis e outros animais selvagens

Concentração de delegações de Lesados pelos Javalis e outros animais selvagens

[Fonte: CNA]

Provenientes de alguns Concelhos da Região, Delegações de Lesados pelos Javalis, e também por Veados e Corças, vão concentrar-se, na próxima Quarta-Feira, a partir das 10 h 30, frente à delegação da  DRAPCentro, na Av. Fernão de Magalhães (perto da antiga Rodoviária).

Enquadrados pela  CNA e filiadas – ADACO – BALAGRI –  UADL – os Agricultores lesados vêm protestar contra a situação e reclamar, ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, bem como a outros Órgãos de Soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à Agricultura – em culturas como Hortícolas, Milharais, outros Cereais, Pomares, Olival, Vinhas, Soitos, mesmo Floresta nova.  São avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças.

As populações desses animais estão fora de controlo em extensas Regiões.

Muitos pequenos e médios Agricultores, bastante “castigados” por essas “pragas”, assumem que não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional.

Acresce que há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) Sanidade destes animais, com especial destaque para a peste suína africana.

Perante uma situação descontrolada, o ICNF, o Ministério da Agricultura e o Governo, têm que intervir para a sua correcção, a todos os níveis e âmbitos.

→ Consulte aqui o cartaz←

Comente este artigo
Anterior Syngenta – acelerar a Inovação num mundo em mudança
Próximo Oferta de emprego - Técnicos Agrícolas - Projeto IFAP / SGS

Artigos relacionados

Comunicados

CONFAGRI promove workshop sobre eficiência energética para a indústria agroalimentar

No âmbito do projeto SCOoPE
CONFAGRI promove workshop sobre eficiência energética para a indústria agroalimentar
A CONFAGRI realiza, com o apoio da FENAZEITES, no próximo dia 24 de Setembro, pelas 10h00, um Workshop sobre eficiência energética em cooperativas e explorações agrícolas, que terá lugar no BejaParkHotel (R. […]

Nacional

Portugal “nos primeiros lugares” na execução de fundos comunitários

[Fonte: ECO]
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, diz que Portugal está “nos primeiros lugares” na execução dos fundos comunitários e mostrou-se “muito perplexo” com críticas da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
O presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, […]

Sugeridas

MEPs shoot down Commission plan to ban pesticides on EFAs

MEPs have voted down the European Commission’s proposal to ban pesticides on so-called Ecological Focus Areas (EFAs) under the ‘greening’ provisions of the CAP.

The Parliament’sagriculture committee (ComEnvi) in a vote held in Brussels today (May 30)blocked the EU executive’s delegated act

We now require all subscribers to register with us the first time they log into the site. […]