Concentração de delegações de Lesados pelos Javalis e outros animais selvagens

Concentração de delegações de Lesados pelos Javalis e outros animais selvagens

[Fonte: CNA]

Provenientes de alguns Concelhos da Região, Delegações de Lesados pelos Javalis, e também por Veados e Corças, vão concentrar-se, na próxima Quarta-Feira, a partir das 10 h 30, frente à delegação da  DRAPCentro, na Av. Fernão de Magalhães (perto da antiga Rodoviária).

Enquadrados pela  CNA e filiadas – ADACO – BALAGRI –  UADL – os Agricultores lesados vêm protestar contra a situação e reclamar, ao ICNF, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, bem como a outros Órgãos de Soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à Agricultura – em culturas como Hortícolas, Milharais, outros Cereais, Pomares, Olival, Vinhas, Soitos, mesmo Floresta nova.  São avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças.

As populações desses animais estão fora de controlo em extensas Regiões.

Muitos pequenos e médios Agricultores, bastante “castigados” por essas “pragas”, assumem que não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional.

Acresce que há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) Sanidade destes animais, com especial destaque para a peste suína africana.

Perante uma situação descontrolada, o ICNF, o Ministério da Agricultura e o Governo, têm que intervir para a sua correcção, a todos os níveis e âmbitos.

→ Consulte aqui o cartaz←

Comente este artigo
Anterior Syngenta – acelerar a Inovação num mundo em mudança
Próximo Oferta de emprego - Técnicos Agrícolas - Projeto IFAP / SGS

Artigos relacionados

Últimas

Governo cria grupo de trabalho para avaliar viabilidade da Barragem do Pisão

[Fonte: Público]
Os primeiros estudos sobre a Barragem do Pisão e a sua valia agrícola datam de 1957, no Plano de Valorização do Alentejo. Com a seca, volta a ter realce.
O Governo anunciou nesta terça-feira a criação de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade técnico-financeira da Barragem do Pisão, […]

Sugeridas

Suplemento Agrovida de Setembro da Vida Económica – Editorial Teresa Silveira

Angola.País de terra vermelha, tórrida e fértil. Lugar dos pores-do-sol mais ímpares e deslumbrantes que a mãe natureza nos oferece. Terra de tempestades frequentes, torrenciais, de chuvas com pingas grossas, quentes, intensas, que caem quase sem aviso e nos deliciam os sentidos, mas que, em simultâneo, […]

PAC pos 2020

Good Food, Good Farming – Now!

Mais de 150 organizações da sociedade civil (OCS) e ONG´s europeias reuniram-se para exigir melhores políticas alimentares e agrícolas para a Europa.