Climate Talk vai discutir “Eventos Climáticos Extremos – Respostas da Vinha” – 24 de setembro

Climate Talk vai discutir “Eventos Climáticos Extremos – Respostas da Vinha” – 24 de setembro

O Porto Protocol anunciou a Climate Talk “Eventos Climáticos Extremos – Respostas da Vinha”, que se realizará no próximo dia 24 de setembro às 23 horas, no canal de YouTube do Porto Protocol.

Esta conferência procura visar as alterações climáticas que conduzem a mudanças na frequência, intensidade, duração e tempo dos eventos climáticos extremos (ECE). O tema será abordado por produtores e cientistas de diferentes partes do mundo que viveram estes ECE e que vão partilhar os seus conhecimentos, experiências, realidades e, sobretudo, diferentes ideias e práticas implementadas para enfrentar estes eventos.

“Numa conversa que terá início com uma abordagem científica, tentaremos entender como a ciência pode ajudar os produtores a preverem, a adaptarem-se e a decidirem quais as melhores opções disponíveis para lidarem com estes eventos, e como, de uma forma muito prática, o podem fazer”, explica a organização em comunicado.

O evento procurará assim abordar as causas dos Eventos Climáticos Extremos, os principais impactos para a indústria do vinho, e como diferentes estratégias de adaptação estão a produzir diferentes resultados de resiliência, entre outras questões relacionadas com os ECE e a vinha com o objetivo de partilhar soluções e ideias práticas sobre como construir a resiliência climática nas vinhas.

O anfitrião deste evento será João Santos, Professor na UTAD, e os oradores convidados são Greg Jones, diretor do Evenstad Center for Wine Education e professor e investigador climatologista no Linfield College, EUA; Phil Freese, coproprietário e fundador da VilaFonté South Africa and California; Alisdair Tulloch, assistente de enologia e Representante do “Carbon Neutral” na Keith Tulloch Wine, Austrália; e Richard Hamilton, consultor sénior e viticultor na Hamilton Viticulture.

Durante a transmissão ao vivo, os participantes podem colocar questões via youtube, que serão depois, sempre que adequado, apresentadas no Chat do Zoom.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Agricultores ultraperiféricos pedem à presidente da CE que não se corte no POSEI
Próximo Confederações, sindicatos e médicos contra desmantelamento do Ministério da Agricultura

Artigos relacionados

Dossiers

Drones vigiam florestas

Os primeiros de 12 drones vocacionados para vigilância, observação e coordenação aéreas foram apresentados no aeródromo da Lousã, onde está sediado o destacamento de Sistemas Aéreos Não […]

Últimas

Acção de demonstração do CompetitiveSouthBerries sobre mirtilo – 11 de julho – Grândola

Tem lugar na manhã de 11 de Julho a 8.ª Acção de Demonstração do Grupo Operacional CompetitiveSouthBerries, que será dedicada ao mirtilo. […]

Últimas

Nova PAC pode ser oportunidade para os biológicos

O presidente da direção da Agrobio defendeu, em declarações à agência Lusa, que a nova Política Agrícola Comum (PAC) pode ser uma oportunidade para apostar nos produtos biológicos. […]