A BGI e o EIT Food voltam a abrir as inscrições para o programa Inspire: Circular AgriFood, agora no formato de Escola de Verão. O objetivo é capacitar os participantes com as ferramentas e os conhecimentos de empreendedorismo necessários para se tornarem agentes de mudança no setor agroalimentar circular e sustentável.
A Circular AgriFood é um programa de formação híbrido e imersivo de três semanas, destinado a estudantes universitários, investigadores e profissionais de várias nacionalidades que estejam interessados em explorar tecnologias de ponta e aprender a integrar os princípios da circularidade no setor agroalimentar. Através de sessões interativas e atividades práticas conduzidas por especialistas da área, os participantes vão descobrir alguns desafios dos sistemas agroalimentares atuais e trabalhar em grupo para desenvolver as suas capacidades empreendedoras, bem como criar novas ideias de negócio que tornem o setor mais sustentável e inovador.
Durante as duas primeiras semanas, de 26 de agosto a 6 de setembro, as sessões serão realizadas online, combinando recursos de aprendizagem assíncronos com sessões virtuais interativas. Os participantes com melhor desempenho serão posteriormente convidados para uma terceira semana presencial, em Arruda dos Vinhos, de 23 a 27 de setembro, onde terão a oportunidade de aprimorar as suas soluções com orientação personalizada de profissionais e mentores da área.
No final, as soluções serão apresentadas a um júri num formato de pitch. Os interessados em participar poderão inscrever-se na página oficial do programa até 12 de agosto, para beneficiar de um desconto early bird. O prazo final de inscrições termina no dia 22 de agosto.
A Circular AgriFood possui já duas edições passadas – Post-Harvest School e Circular AgriFood Autumn School -, realizadas no outono de 2022 e 2023, respectivamente, as quais registaram uma forte adesão de participantes nacionais e internacionais. No total, esta Escola já recebeu 112 participantes provenientes de 27 países, que criaram e apresentaram soluções inovadoras para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis. Entre os participantes portugueses, destaca-se José Simões, que, após participar na primeira edição desta Escola – Post-Harvest School – criou a DeCarbon8+, uma startup que promove práticas agrícolas mais ecológicas e menos poluentes através de um mercado de créditos de carbono.
A edição de 2024 será organizada em colaboração com o Food4Sustainability CoLAB, com a Universidade Católica do Porto e com a Universidade de Aarhus, na Dinamarca.