O último relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) avisa que mundo deve abandonar urgentemente os combustíveis fósseis. O alerta de cientistas e ativistas surge numa altura em que os governos se debatem com alterações de última hora ao documento.
Os cientistas da ONU trabalharam durante o fim de semana para terminar um relatório sobre a forma de reduzir os gases com efeito de estufa, que estão a aquecer o planeta.
Os membros do IPCC aconselham uma mudança rápida dos combustíveis fósseis nos próximos oito anos e o uso generalizado da tecnologia de remoção de carbono para limitar o aquecimento global.
O IPCC é um organismo criado no âmbito das Nações Unidas para sintetizar o conhecimento sobre alterações climáticas.
[…]
Os governos foram acusados de tentarem diluir as conclusões dos cientistas e as negociações prolongaram-se durante várias horas.
[…]
O documento, que aponta soluções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, e que se segue a outros dois, de agosto de 2021 e fevereiro último, aborda as possíveis formas de desacelerar o aquecimento global em setores como energia, transportes, indústria e agricultura. […]