Ciência & Vinho – do terroir para o copo –  7 de Setembro 2017 – Porto

Ciência & Vinho – do terroir para o copo – 7 de Setembro 2017 – Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) anuncia a realização da Conferência Ciência & Vinho, em parceria com a Universidade do Porto.

“Ciência & Vinho – do terroir para o copo”
Data: 7 de setembro, 8h30 – 18h30 seguida de Porto de Honra até às 19h30
Local: Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), R. Dr. António Granjo 207, Vila Nova de Gaia

As comemorações do Port Wine day, que se celebra a 10 de setembro, contam este ano com a conferência “Ciência & Vinho – do terroir para o copo”, em parceria com a Universidade do Porto. Os oradores vão abordar os pilares essenciais da vinha e do vinho: terroir, viticultura, enologia, marketing e saúde.

Sendo com frequência analisados separadamente, este momento proporcionará uma discussão conjunta dos tópicos que agregam valor científico e económico sendo uma oportunidade para académicos, vitivinicultores e associações setoriais discutirem algumas das grandes questões que se colocam em torno da produção, comercialização e consumo do vinho.

A conferência “Ciência & Vinho – do terroir para o copo” será a ocasião perfeita para a fertilização cruzada entre cientistas e estudantes de diferentes áreas em conjunto com enólogos, viticultores e instituições setoriais.

“A Universidade do Porto propôs ao IVDP a inclusão no Port Wine day, 2017, da conferência “Ciência & Vinho – do terroir para o copo”, a qual vai, sem dúvida, proporcionar um momento de reflexão e uma oportunidade para contactar com os mais recentes desenvolvimentos científicos em temáticas que envolvem o vinho, enquadrando-se plenamente nos propósitos que levaram à criação do Port Wine day.” Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

Programa conferência Ciência & Vinho: ciencia-vinho2017.up.pt
Programa integral Port Wine day: portwineday.pt

Comente este artigo
Anterior Associações de Regantes promovem Sistema para Avaliar e Melhorar Eficiência da Água e Energia - Grupo operacional Agir
Próximo I CLBHort – 1 a 4 de Novembro 2017 – Lisboa

Artigos relacionados

Últimas

IRAE fiscaliza cumprimento legal na comercialização dos ovos nos Açores

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Inspecção Regional das Actividades Económicas (IRAE), realizou durante o mês de Março em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, acções de fiscalização direccionadas aos operadores económicos que, no exercício da sua actividade, comercializam ovos, quer sejam distribuidores, […]

Últimas

Bündchen respondeu à ministra da Agricultura brasileira

[Fonte: Público]

A modelo brasileira Gisele Bündchen decidiu responder às críticas da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias, argumentando que, apesar da existência de áreas preservadas, a desflorestação na floresta amazónica está a aumentar.

Mais populares

Numa carta, a que a Reuters teve acesso, […]

Últimas

Negra floresta

[Fonte: Expresso]
A área de floresta na Europa corresponde a pouco mais de quatro por cento da superfície florestal do mundo. Dois dados incontornáveis que Portugal regista na Europa: É em Portugal que se regista a maior área florestal ardida. É em Portugal que a quase totalidade da floresta pertence a privados
Nos últimos anos, […]