China reporta surto de gripe das aves próximo de Wuhan

A China reportou hoje um surto de gripe aviária H5N1 na província central de Hunan, próximo Wuhan, epicentro do coronavírus que causou 304 mortos e está a paralisar o país. O surto ocorreu numa quinta no distrito de Shuangqing, cidade de Shaoyang. O surto matou 4.500 das 7.850 galinhas que a quinta possuía. As autoridades locais abateram 17.828 aves nas proximidades, após o surto, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China. Não foram relatados ainda casos de infeção humana pelo vírus H5N1 em Hunan.

O surto surge numa altura em que as autoridades chinesas tentam travar a propagação de um novo coronavírus, que causou 304 mortos e mais de 14 mil infetados no país, e que foi inicialmente detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei, que faz fronteira com Hunan.

A gripe aviária causa doenças respiratórias graves em aves e é contagiosa entre seres humanos. O vírus foi detetado pela primeira vez em 1996 em gansos na China e é sobretudo mortal para as aves. A possibilidade de transmissão da gripe aviária entre seres humanos é baixa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das infeções humanas por H1N5 surge após contacto prolongado e próximo com aves infetadas.

No entanto, a gripe aviária tem uma taxa de mortalidade superior a 50%, muito acima da síndrome respiratória aguda grave (SARS), também conhecida como pneumonia atípica, e que tem uma taxa de mortalidade de 10%, ou o novo coronavírus, que tem uma taxa de 2%, até agora.
Entre 2003 e 2019, a OMS relatou um total de 861 casos humanos confirmados de H5N1, em todo o mundo, entre os quais 455 morreram. Na China, houve 53 casos humanos de infeção por gripe aviária, nos últimos 16 anos, e um total de 31 mortos.

Continue a ler este artigo no Expresso.

Comente este artigo
Anterior 2020 - O triunfo dos porcos? - Pedro Matos
Próximo A curto-médio prazo perspetiva-se a criação de variedades de maçã e peras únicas no mundo

Artigos relacionados

Sugeridas

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas divulga que, na campanha de 2019, recebeu 171.350 candidaturas provenientes dos agricultores do continente. […]

Sugeridas

Cerca de uma centena de concelhos de 14 distritos em risco máximo de incêndio

Cerca de uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto […]

Sugeridas

Ministério da Agricultura assinala Ano Internacional da Sanidade Vegetal

Em 2020 celebra-se o Ano Internacional da Sanidade Vegetal. Neste contexto e em parceria com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária […]