|
|
|
|
|
– 09-06-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
China: Produtores de vinho do Alentejo testam mercado chin�sPequim, 08 Jun A Embaixada de Portugal abriu as portas da requintada resid�ncia do embaixador em Pequim a importadores, hot�is de cinco estrelas e restaurantes da capital chinesa, para provarem os vinhos de uma das mais importantes regi�es vin�colas portuguesas. Um dos produtores alentejanos diz que visita a China para dar a conhecer em primeira-m�o as marcas que produz e criar contactos para "come�ar a exportar para a China". "Com a grande oferta de todo o mundo que h�, não � f�cil os importadores chineses interessarem-se por um vinho que não conhecem em pormenor. N�s temos que vir e mostr�-lo", assinala Ant�nio Lan�a, dono da companhia produtora das marcas Herdade Grande e Condado das Vinhas. O empres�rio, que diz "ter feito um bom contacto" durante a visita para futuras vendas, acredita que "tem possibilidades" e "lugar" para colocar o seu vinho na China. A dona de outra marca de vinho do Alentejo presente na promo��o em Pequim veio � capital chinesa movida pelo desejo de abrir um "mercado novo", e conseguir colocar o seu produto "em determinados restaurantes seleccionados ou garrafeiras de vinho". "Eu sou uma produtora muito pequena (…) as minhas expectativas em termos de China não são de quantidade, eu vim sim por achar um desafio, porque � um mercado novo", assinala Tereza S�ragga Leal, dona do vinho tinto Monte do Pintor. Esta � a primeira ac��o de promo��o das tr�s companhias, que incluiu Também os Vinhos Arte Velha, num mercado onde a presença do vinho de origem portuguesa � muito pequena. Uma respons�vel de vendas de uma empresa importadora na China, que compareceu � prova de vinhos alentejanos, indica que o mercado no gigante asi�tico ainda está muito limitado aos restaurantes caros, mas refere que este j� � "muito bom" e está a expandir. "Para j�, beber vinho ainda � um h�bito das classes mais ricas, mas cada vez mais chineses gostam de beber vinho e muitos sabem apreciar", indica Xiao Hong, da empresa importadora Summergate. O único nome de origem portuguesa na longa lista da empresa – importadora de vinhos de Fran�a, It�lia, Austr�lia, Chile, entre outros – � o vinho do Porto Dow’s. Para ajudar a desbravar terreno no mercado chin�s, Xiao considera que Portugal deveria apostar em multiplicar as ac��es na China para se promover como um país que produz bom vinho. "Muito pouca gente na China identifica Portugal como um bom produtor de vinho, por isso, � mais dif�cil para os importadores venderem o produto", refere. "Primeiro tem de se fazer promo��o para dizer �s pessoas que o vinho de Portugal � de muito boa qualidade. Desta forma, cada vez mais pessoas v�o estar interessadas em importar", acrescenta.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |