Carmona Rodrigues, professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA e investigador do MARE, foi recentemente designado para o cargo de Presidente do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), por Despacho de 26 de maio, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.
A ERSAR é a entidade reguladora dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal.
“A nomeação para este cargo constitui para mim uma grande honra e responsabilidade, dado que o Conselho Consultivo é o órgão de consulta na definição das linhas gerais de atuação da ERSAR, garantindo a participação de representantes dos principais interesses envolvidos nas atividades dos setores regulados dos serviços de águas e resíduos. Para além disso, compete ao Conselho Consultivo, entre outras coisas, contribuir para a formulação das políticas públicas do setor e emitir parecer sobre a proposta do regulamento tarifário e das suas revisões”, diz Carmona Rodrigues.
Ao longo de mais de 40 anos, o Professor esteve envolvido em diversos projetos importantes em Portugal e alguns no estrangeiro, nomeadamente nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente. Atualmente é membro da Ordem dos Engenheiros e do Conselho Nacional da Água. É ex-Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ex-Presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e ex-campeão nacional de rugby.
Artigo publicado originalmente em NOVA.