A campanha Let´s Talk About Pork apresentou os resultados da sua implementação desde junho de 2022. Num evento decorrido no laboratório gastronómico Manja Marvila, os promotores fizeram um balanço positivo de uma campanha que pretendeu esclarecer de forma séria e transparente o Modelo de Produção Europeu de Carne de Porco.
A campanha decorreu em simultâneo em Portugal, Espanha e França e teve como mote a desconstrução de mitos associados à produção e ao consumo da carne de porco, destinando-se a um público entre os 18 e os 30 anos.
Foi possível acompanhar a Let’s Talk About Pork em diversos meios de comunicação, fazendo parte da sua estratégia a presença em TV, organização de eventos, redes sociais, outdoors, presença online e workshops com influencers.
No total dos dois anos e meio que esteve ativa, a campanha produziu mais de 250 notícias, chegando a mais de 130 milhões de contactos.
De acordo com a media monitor, com a sua presença em televisão, a LTAP alcançou mais de 19 milhões de contactos, com de 50% de cobertura média e cerca de 60% em prime time.
Já no seu canal de YouTube, os vídeos da campanha totalizaram 2 346 348 visualizações. No Spotify os seus anúncios foram escutados 719 257 vezes, no Facebook os spots promocionais foram visionados 625 243 vezes e no instagram chegaram às 1 510 557 de visualizações.
Na campanha digital os resultados foram também bastante bons com 1 427 555 impressões na Radio OnDemand, 625 243 na TV OnDemand e 6 011 538 visualizações no programmatic.
Os cartazes da campanha circularam em 7 autocarros em Lisboa e Porto e foram inseridos 722 billboards em universidades de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, assim como 700 000 toalhetes individuais de refeição.
Os influencers digitais também transmitiram as mensagens da campanha e nomes como Marco Costa, Vítor Sobral, Fábio Bernardino e Isabel Zibaia Rafael associaram-se à Let’s Talk About Pork e tiveram um alcance de 890 000 fãs.
Nas redes sociais a página de facebook da Let’s Talk About Pork tem agora mais de 22 000 seguidores e a página de instagram superou os 1 000 seguidores.
A campanha desenvolveu ainda a atividade paralela “Let’s Talk With Millennials” que consistiu na visita a 12 escolas de hotelaria e turismo fazendo formação com a apresentação da iniciativa e showcooking com o chef Luís Gaspar. No total esta ação contou com a presença de 720 alunos.
A Let’s Talk About Pork associou-se ainda à iniciativa Jovem Talento da Gastronomia, através da criação de um concurso na categoria de carne de porco europeu e o roadshow JTG. Esta iniciativa contou com a participação de 1 000 alunos, para além dos 7 000 que participaram na maior aula online decorrida por ocasião do Dia Nacional do Estudante de Gastronomia.
A XXV Feira Nacional do Porco foi também um importante certame de promoção da LTAP, na qual foram contactados diretamente 15 000 visitantes.
Vítor Menino, um dos promotores da campanha em Portugal mostrou-se satisfeito com os resultados, afirmando que “Durante quase três anos tentámos transmitir a forma de trabalhar do setor da suinicultura em Portugal e termos conseguido chegar a tanta gente significa que o nosso objetivo foi cumprido”.
David Neves, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, afirmou durante o evento de encerramento que “é isso fundamental que a nossa tutela e o nosso governo se batam em Bruxelas pela inclusão da carne nos programas de promoção de produtos agrícolas da Comissão Europeia de modo que o setor tenha uma voz responsável, construtiva e esclarecedora.”
O evento de encerramento da campanha Let’s Talk About Pork contou com a participação do chef Luís Gaspar que presenteou os convidados com um showcooking de carne de porco.
Fonte: FPAS