Cadastro simplificado e Balcão Único do Prédio alargados a todo o território nacional

Cadastro simplificado e Balcão Único do Prédio alargados a todo o território nacional

O cadastro simplificado — sistema de informação cadastral simplificada — e o Balcão Único do Prédio (BUPi) vão ser alargados a todo o território nacional. O decreto regulamentar que altera a regulamentação foi aprovado hoje, 22 de Agosto, em Conselho de Ministros.

As alterações previstas têm em conta a necessidade de se alargar o sistema de informação cadastral simplificada e o Balcão Único do Prédio a todo o território nacional, permitindo aumentar dessa forma o conhecimento efectivo sobre os proprietários e a propriedade rústica, explica o comunicado do Conselho de Ministros.

Conhecer e dimensionar a propriedade rural

O objectivo estratégico é conhecer e dimensionar a propriedade rural para uma decisão mais informada e capaz sobre o ordenamento e protecção do território, devendo o BUPI servir de instrumento de facilitação e incentivo do processo.

O diploma aprovado é um dos elementos fundamentais da Reforma da Floresta e é parte integrante do Programa de Valorização do Interior, bem como do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

O diploma que prevê a extensão do projecto foi aprovado no Parlamento, no passado dia 28 de Junho, com um texto apresentado pela comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação que “mantém em vigor e generaliza a aplicação do sistema de informação cadastral simplificada”.

Balcão Único do Prédio

Tendo na plataforma BUPi – Balcão Único do Prédio a sua base de funcionamento, o sistema de informação cadastral simplificada foi lançado em Novembro de 2017, com o objectivo de criar condições para tornar mais simples e agilizar a identificação dos donos dos prédios rústicos e mistos e da localização geo-referenciada desses prédios.

Através do sistema criou-se um procedimento de representação gráfica geo-referenciada, que visa definir a localização exacta dos prédios rústicos e mistos e os seus limites, assim como gerar um procedimento especial de registo de prédio omisso, de forma a identificar a titularidade das propriedades que ainda não constam da base de dados do registo predial.

O BUPi – Balcão Único do Prédio é a plataforma electrónica que reúne toda a informação relevante sobre o prédio, disponível na Administração Pública.

Projecto-piloto

O projecto-piloto abrangeu 10 concelhos: Alfândega da Fé, Caminha, Figueiró dos Vinhos, Góis, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova e Sertã.

Actualmente, a plataforma soma perto de 130 mil RGG (Representação Gráfica Geo-referenciada) declaradas, que já reflectem mais de 50% de área conhecida do território em Portugal.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior El FEGA publica el avance de la situación de los pagos de la PAC 2018
Próximo Produção de frango cresce. Ovos de galinha e leite de vaca em queda em Junho

Artigos relacionados

Últimas

Ministra da Agricultura marca presença no Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI

O Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI, vai ter lugar no Hotel AXIS OFIR, durante os dias 30 e 31 de janeiro em Esposende, […]

Nacional

Floresta amazônica, uma commodity?

Há quase duas décadas, Henry Walter Bates e Alfred Russel Wallace visitaram a região do Lago do Maicá, no município de Santarém, […]

Últimas

Se para la tendencia alcista en los precios de las almendras


Tras varias semanas de tendencia alcista en las cotizaciones de las almendras, el mercado se ha visto afectado por unos precios a la baja en la almendra americana y por una demanda nacional más escasa que han provocado que cedieran los precios. […]