Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Lançamento oficial do projeto COM-PACTO: A sensibilizar para a Política Agrícola Comum e o futuro sustentável da agricultura

    PS viabiliza propostas para valorizar bombeiros, PSD contra “medidas avulsas”

    universidade catolica

    Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo

    cnjap

    A Crise dos Incêndios em Portugal – Causas Estruturais e Caminhos de Soluções

    Fósseis em alta, metas climáticas atrasadas: a sustentabilidade do planeta está sob ameaça?

    aguas santo andre

    Águas de Santo André transforma resíduos em recursos e apoia recuperação de animais selvagens

    Praxis investe 5ME em quinta em Coimbra para produção de cerveja e citrosidra

    Citrinos do Algarve lançam plano de internacionalização até 2026

    Incêndios: Fogos do Douro Internacional deixaram marcas irreversíveis na floresta

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Silva Lusitana, Caderno Técnico nº 9 – “Gestão do combate à Vespa velutina em apiários”

    25/09/2025
    cnjap

    A Crise dos Incêndios em Portugal – Causas Estruturais e Caminhos de Soluções

    25/09/2025

    Fertilização racional: os 4C’s como base de uma nutrição vegetal sustentável

    25/09/2025

    Sociedade Civil: Gestão Ativa da Floresta e Biodiversidade

    25/09/2025

    Regional and National Partnership Plans: The Great Smoke Screen

    25/09/2025

    Newsletter PEPAC de setembro de 2025

    25/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Lançamento oficial do projeto COM-PACTO: A sensibilizar para a Política Agrícola Comum e o futuro sustentável da agricultura

    PS viabiliza propostas para valorizar bombeiros, PSD contra “medidas avulsas”

    universidade catolica

    Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo

    cnjap

    A Crise dos Incêndios em Portugal – Causas Estruturais e Caminhos de Soluções

    Fósseis em alta, metas climáticas atrasadas: a sustentabilidade do planeta está sob ameaça?

    aguas santo andre

    Águas de Santo André transforma resíduos em recursos e apoia recuperação de animais selvagens

    Praxis investe 5ME em quinta em Coimbra para produção de cerveja e citrosidra

    Citrinos do Algarve lançam plano de internacionalização até 2026

    Incêndios: Fogos do Douro Internacional deixaram marcas irreversíveis na floresta

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Silva Lusitana, Caderno Técnico nº 9 – “Gestão do combate à Vespa velutina em apiários”

    25/09/2025
    cnjap

    A Crise dos Incêndios em Portugal – Causas Estruturais e Caminhos de Soluções

    25/09/2025

    Fertilização racional: os 4C’s como base de uma nutrição vegetal sustentável

    25/09/2025

    Sociedade Civil: Gestão Ativa da Floresta e Biodiversidade

    25/09/2025

    Regional and National Partnership Plans: The Great Smoke Screen

    25/09/2025

    Newsletter PEPAC de setembro de 2025

    25/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Brasileiros compram mais vinho no comércio grossista

por Vida Rural
23-04-2019 | 14:10
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Um fenómeno de consumo está a marcar a tendência nos últimos anos no mercado de vinho no Brasil. É cada vez maior a quantidade de brasileiros que estão a deixar de comprar vinhos no retalho e a optar por fazer compras de maior volume no comércio grossita. Uma série de fatores contribui para essa mudança de hábito.

A primeira delas é o surgimento de muitos grossitas, que não são mais do que lojas que misturam as características do comércio grossita com as do retalho, ou seja, os chamados ‘Cash & Carry’. Estes locais passaram a ganhar cada vez mais clientes no Brasil ao oferecer a possibilidade de pagar menos ao fazer compras em maior quantidade.

“Este tipo de planeamento não aconteceu porque as famílias decidiram ficar mais organizadas mas sim devido às necessidades trazidas pela crise económica”, diagnostica Olegário Araújo, diretor da agência brasileira Inteligência de Varejo. Por seu lado, a agência Nielsen revelou que os grossitas aumentaram as vendas 13,9% em valor e 12,8% em volume, no Brasil, no ano de 2018 sobre o anterior. Enquanto isso, os supermercados tiveram uma queda de 2,6% na faturação e de 2,7% em volume. Já o desempenho dos hipermercados foi ainda pior: uma retração de 5,9% em valor e de 6,4% em volume.

De acordo com a investigação realizada pelo Instituto Data Popular, em parceria com o Assaí Atacadista, 56% das pessoas ouvidas começaram a comprar no comércio grossitas por causa da crise económica brasileira (no inquérito foram ouvidos 10 mil consumidores). Segundo Silvia Sonneveld, sócia do BCG (The Boston Consulting Group), o sucesso dos Cash & Carry é justificado também pelo facto de as pessoas “perceberem qualidade na proposta”.

A chegada destes novos consumidores no universo das compras em quantidade abriu uma grande oportunidade para o vinho. Isso porque os fornecedores identificaram nesse ponto de venda uma oportunidade de educar o paladar do consumidor para experimentar novas possibilidades além da tradicional cerveja. “O Cash & Carry consolidou-se no processo de abastecimento do lar, ganhando relevância até em categorias que não eram o destino do formato”, explica o diretor do Painel de Lares da Nielsen Brasil, Ricardo Alvarenga.

Estudos desta consultora confirmam que os consumidores brasileiros procuram atualmente por canais com melhor custo-benefício, como o autosserviço e grossitas, especificamente para a compra de vinho. A categoria apresentou um ganho em volume de 13,7% nestes canais na comparação entre os meses de junho de 2017 a maio 2018 versus junho 2016 a maio 2017.

Consumo aumenta

Outro fator relacionado é o aumento exponencial do consumo de vinhos nos lares brasileiros. Nada menos que 500 mil moradas extras passaram a incluir o vinho nas suas compras no mesmo período de 12 meses, alcançando presença de 45% entre os domicílios (aumento de 1,2%).

Outro dado interessante é que os 15,4 milhões de lares que já consumiam vinho acrescentaram, em média, 200 ml a mais à sua taxa de compra. “Quanto à escolha de rótulos, apesar dos nacionais representarem mais de 50% da categoria, 61,4% do crescimento da categoria vem dos importados”, aponta relatório do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

No mesmo sentido, Thiago Torelli, líder da indústria de Bebidas da Nielsen Brasil, afirma que “o mercado de vinhos segue uma tendência positiva de crescimento, recrutando novos domicílios. No último ano, cerca de seis milhões de lares passaram a comprar este produto e aqueles que se mantiveram (na casa dos 15 milhões) aumentaram o consumo com idas mais frequentes ao ponto de venda.”

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

SKYNET investe em novas plataformas e renovação da frota

Próxima Publicação

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 15 a 21 Abril 2019

Artigos Relacionados

Últimas

Silva Lusitana, Caderno Técnico nº 9 – “Gestão do combate à Vespa velutina em apiários”

25/09/2025
Últimas

Lançamento oficial do projeto COM-PACTO: A sensibilizar para a Política Agrícola Comum e o futuro sustentável da agricultura

25/09/2025
Nacional

PS viabiliza propostas para valorizar bombeiros, PSD contra “medidas avulsas”

25/09/2025
Próxima Publicação

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 15 a 21 Abril 2019

Discussão sobre este post

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Frango de carne e sustentabilidade

por Manuel Chaveiro Soares
21/09/2025

Ler mais
luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Lançamento oficial do projeto COM-PACTO: A sensibilizar para a Política Agrícola Comum e o futuro sustentável da agricultura

25/09/2025
universidade catolica

Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo

25/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.