Boletim meteorológico para a agricultura – setembro 2019

Boletim meteorológico para a agricultura – setembro 2019

O mês de setembro de 2019 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto em alguns locais do Nordeste e da região Oeste e nas Penhas Douradas. Na segunda década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto no interior do Baixo Alentejo e no Sotavento algarvio. Na última década do mês registou-se uma descida dos valores médios de temperatura média do ar e os valores foram superiores ao normal em todo território, exceto em alguns locais do Norte e Centro e do Alentejo.

Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 47 % do valor normal mensal. Neste ano hidrológico 2018/2019 (1 de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019) o valor médio da quantidade de precipitação, 635.7 mm, corresponde a 72 % do valor normal. No final deste mês a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de agosto. De acordo com índice PDSI no final setembro, mantémse a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul.

→ Consulte aqui o documento ←

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Comente este artigo
Anterior Boletim meteorológico para a agricultura - agosto 2019
Próximo Conservante natural sem toxicidade para vinhos vence distinção Born from Knowledge

Artigos relacionados

Últimas

Governo financia constituição de agrupamentos de baldios

Já foram assinados os contratos-programa para a constituição de 20 Agrupamentos de Baldios. Os contratos-programa foram assinados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), […]

Últimas

11.º Wine in Azores realiza-se este fim-de-semana em São Miguel

A Ilha de São Miguel vai encher-se de cores, aromas e sabores, mas desta vez será pela elevada concentração de vinhos: está […]

Sugeridas

Produtores ibéricos de milho reúnem para debater o clima e competitividade

[Fonte: TSF]
O milho está barato mas produzi-lo é cada vez mais caro
Cerca de 600 agricultores de Portugal e Espanha debatem os desafios do setor. […]