Boletim meteorológico para a agricultura – setembro 2019

Boletim meteorológico para a agricultura – setembro 2019

O mês de setembro de 2019 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto em alguns locais do Nordeste e da região Oeste e nas Penhas Douradas. Na segunda década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto no interior do Baixo Alentejo e no Sotavento algarvio. Na última década do mês registou-se uma descida dos valores médios de temperatura média do ar e os valores foram superiores ao normal em todo território, exceto em alguns locais do Norte e Centro e do Alentejo.

Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 47 % do valor normal mensal. Neste ano hidrológico 2018/2019 (1 de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019) o valor médio da quantidade de precipitação, 635.7 mm, corresponde a 72 % do valor normal. No final deste mês a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de agosto. De acordo com índice PDSI no final setembro, mantémse a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul.

→ Consulte aqui o documento ←

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Comente este artigo
Anterior Boletim meteorológico para a agricultura - agosto 2019
Próximo Conservante natural sem toxicidade para vinhos vence distinção Born from Knowledge

Artigos relacionados

Últimas

Choosing to stand together

Last summer I traveled to Northern Italy to visit several farms and our Syngenta office in Milan. Anyone who has made the trip by train from Basel […]

Nacional

Governo dos Açores garante aprovação de 21 ME de projetos de modernização agrícola

O Governo dos Açores decidiu reforçar a dotação dos avisos relativos à instalação de jovens agricultores e à modernização das explorações agrícolas, […]