Boletim meteorológico para a agricultura – agosto 2019

Boletim meteorológico para a agricultura – agosto 2019

O mês de agosto de 2019 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.

Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores ao valor normal nas regiões do Alentejo e Algarve, tendo sido superiores no restante território. Na segunda década os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores ao valor normal em todo o território, exceto na região de Lisboa e Vale do Tejo, no distrito de Setúbal e no Sotavento algarvio. Na última década do mês registou-se uma subida dos valores médios de temperatura média do ar e os valores foram superiores ao normal em todo território; os desvios variaram entre + 0.3 °C em Aveiro e + 3.7 °C em Portalegre.

Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 118 % (+ 2.5 mm) do valor normal. De referir que apesar do valor total no país ter sido superior ao normal, verificou-se uma forte variabilidade espacial na sua distribuição. Em alguns locais das regiões do noroeste e litoral norte, no dia 8, e interior das regiões Centro e Sul, nos dias 25 e 26, verificaram-se valores diários de precipitação superiores a 20 mm. Por outro lado, em grande parte do Alentejo litoral e no Algarve não foi registada precipitação. No final do mês verificou-se uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território e um aumento da percentagem de território com valores iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente, sendo de destacar a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e o Algarve. De acordo com o índice PDSI, no final agosto mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se um ligeiro desagravamento em alguns locais das regiões do Norte e Centro.

→ Consulte aqui o documento ←

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Comente este artigo
Anterior « Time to declare an economic, social and environmental emergency for EU agriculture »
Próximo Boletim meteorológico para a agricultura - setembro 2019

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Previsão de longo prazo – 16 set. a 13 out. 2019

[Fonte: IPMA]

Precipitação total e temperatura média semanal com valores acima do normal

Na precipitação total semanal, prevêem-se valores acima do normal, […]

Últimas

Conclusões e Filme – 9º Colóquio Nacional do Milho 2018

O 9º Colóquio Nacional do Milho, organizado pela ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, a 7 e 8 de Fevereiro, […]

Últimas

Holigen: “Portugal pode ser um líder mundial da canábis medicinal desde a produção ao produto final”

[Fonte: Jornal Económico] Em declarações ao Jornal Económico, o CEO da empresa, Pauric Duffy acredita que “em 2028, […]