Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de agosto, apontam para fortes aumentos de produtividade na maçã (+30%) e na amêndoa (+65%), face a 2018, em resultado das condições meteorológicas favoráveis ao longo do ciclo produtivo e da entrada em produção de novos pomares. No pêssego também se prevê um aumento de produção (+5%), devendo alcançar as 49 mil toneladas, a maior produção das últimas dezasseis campanhas. Também na vinha se deverá registar um aumento no rendimento unitário de 5%. Em contrapartida, nos pomares de kiwi registaram-se dificuldades de polinização e vingamento do fruto, prevendo-se uma diminuição na produtividade (-5%). Para a pera espera-se a manutenção da produtividade da campanha anterior.

Nas culturas anuais, preveem-se aumentos de produtividade no tomate para a indústria, para níveis próximos dos máximos históricos alcançados em 2015. No milho e girassol o rendimento médio deverá ser semelhante ao da campanha anterior. Na batata, e em resultado do aumento da área instalada e da produtividade, estima-se um aumento de produção de 14% face a 2018.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em julho de 2019 foi 41 093 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 0,8% (-9,9% em junho), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+2,8%), ovinos (+7,1%), caprinos (+1,7%) e equídeos (+30,8%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 32 066 toneladas, o que representou um acréscimo de 6,0% (-6,0% em junho), devido ao maior volume de galináceos (+6,5%), perus (+2,1%), patos (+15,2%) e coelhos (+1,9%) abatidos.

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 2,2% (+5,7% em junho), com 26 184 toneladas. Pelo contrário, a produção de ovos de galinha para consumo teve um decréscimo de 2,2% (-4,2% em junho), com 9 128 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 158,2 mil toneladas, o que indica um decréscimo de 1,4% (-1,1% em junho). O fabrico de produtos lácteos foi inferior em 4,9% (-11,3% em junho), devido sobretudo ao decréscimo do volume do leite para consumo (-9,3%), mas também da manteiga (-1,0%).

Preços e índices de preços agrícolas

Em agosto de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos suínos (+12,7%), hortícolas frescos (+10,6%), ovos (+7,1%), batata (-53,8%) e azeite a granel (-14,7%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (+14,3%), hortícolas frescos (+12,1%), ovos (+10,9%) e batata (-31,0%).

Em junho de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 0,2%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,6%. Relativamente ao mês anterior, observou-se um decréscimo de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e um acréscimo de 0,3% no índice de preços de bens e serviços de investimento.

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior INE prevê aumentos de produtividade de 65% na amêndoa e de 30% na maçã
Próximo Criadores de Suínos Bísara apreensivos com decisão da Universidade de Coimbra de proibir consumo carne de vaca

Artigos relacionados

Dossiers

Isabel Bombal continúa como directora general de Desarrollo Rural

Isabel Bombal continuará al frente del desarrollo rural en el Ministerio de Agricultura. En el Consejo de Ministros del 4 de febrero se aprobó […]

Cotações ES

La naranja se paga en origen a 9 céntimos de euro por kilo


Semana sin cambios en la Lonja de Valencia donde las cotizaciones en naranja se mantienen entre 9 céntimos de la Valencia Late y 23 céntimos de euro por kilo en árbol de la Barberina. […]

Últimas

Oferta de emprego – Formadores – Engenheiros Zootécnicos e Veterinários – Madeira

Precisa- se formadores : veterinários , enfermeiros de veterinária , engenheiros zootécnicos . […]