Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019

[Fonte: INE: publicações]

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de agosto, apontam para fortes aumentos de produtividade na maçã (+30%) e na amêndoa (+65%), face a 2018, em resultado das condições meteorológicas favoráveis ao longo do ciclo produtivo e da entrada em produção de novos pomares. No pêssego também se prevê um aumento de produção (+5%), devendo alcançar as 49 mil toneladas, a maior produção das últimas dezasseis campanhas. Também na vinha se deverá registar um aumento no rendimento unitário de 5%. Em contrapartida, nos pomares de kiwi registaram-se dificuldades de polinização e vingamento do fruto, prevendo-se uma diminuição na produtividade (-5%). Para a pera espera-se a manutenção da produtividade da campanha anterior.

Nas culturas anuais, preveem-se aumentos de produtividade no tomate para a indústria, para níveis próximos dos máximos históricos alcançados em 2015. No milho e girassol o rendimento médio deverá ser semelhante ao da campanha anterior. Na batata, e em resultado do aumento da área instalada e da produtividade, estima-se um aumento de produção de 14% face a 2018.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em julho de 2019 foi 41 093 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 0,8% (-9,9% em junho), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+2,8%), ovinos (+7,1%), caprinos (+1,7%) e equídeos (+30,8%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 32 066 toneladas, o que representou um acréscimo de 6,0% (-6,0% em junho), devido ao maior volume de galináceos (+6,5%), perus (+2,1%), patos (+15,2%) e coelhos (+1,9%) abatidos.

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 2,2% (+5,7% em junho), com 26 184 toneladas. Pelo contrário, a produção de ovos de galinha para consumo teve um decréscimo de 2,2% (-4,2% em junho), com 9 128 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 158,2 mil toneladas, o que indica um decréscimo de 1,4% (-1,1% em junho). O fabrico de produtos lácteos foi inferior em 4,9% (-11,3% em junho), devido sobretudo ao decréscimo do volume do leite para consumo (-9,3%), mas também da manteiga (-1,0%).

Preços e índices de preços agrícolas

Em agosto de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos suínos (+12,7%), hortícolas frescos (+10,6%), ovos (+7,1%), batata (-53,8%) e azeite a granel (-14,7%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (+14,3%), hortícolas frescos (+12,1%), ovos (+10,9%) e batata (-31,0%).

Em junho de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 0,2%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,6%. Relativamente ao mês anterior, observou-se um decréscimo de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e um acréscimo de 0,3% no índice de preços de bens e serviços de investimento.

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo

O artigo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Setembro de 2019 foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior INE prevê aumentos de produtividade de 65% na amêndoa e de 30% na maçã
Próximo Criadores de Suínos Bísara apreensivos com decisão da Universidade de Coimbra de proibir consumo carne de vaca

Artigos relacionados

Notícias florestas

Comunicado da ADACO – Incêndios: Ministro da agricultura anda distraído com os números

“MINISTRO DA AGRICULTURA ANDA DISTRAÍDO COM OS NÚMEROS”
O Ministro da Agricultura Capoula afirmou hoje em Santarém e em relação aos apoios por danos decorrentes na agricultura causados pelos  incêndios de outubro na região Centro do país, […]

Nacional

Governo cria grupo de trabalho para avaliar viabilidade da Barragem do Pisão

[Fonte: Público]
Os primeiros estudos sobre a Barragem do Pisão e a sua valia agrícola datam de 1957, […]

Internacional

Condiciones para recibir la ayuda a la vaca nodriza

[Fonte: Agropopular – UE]

En el último `Consultorio de la PAC´ -2 de marzo de 2019- Francisco Martínez Arroyo, […]