Boas práticas na gestão de eucaliptal

Boas práticas na gestão de eucaliptal

[Fonte: CELPA]

Saiba tudo sobre adubação e controlo de infestantes com os novos vídeos do projecto melhor eucalipto

Adubação de manutenção:

20% mais de produtividade. É esta a melhoria de produtividade que uma adubação correcta pode gerar, quando acompanhada por uma gestão cuidada. Quer saber como o conseguir? Então leia até ao fim ou veja já o novo vídeo sobre o assunto, onde são explicadas as respostas para 7 dúvidas sobre adubação de manutenção. Leia aqui ou consulte o site do Projecto Melhor Eucalipto.

  1. Colocação de adubo: o que usar? Máquina? Ou fazê-la de forma manual?A resposta é simples: depende da idade do povoamento e da condições do terreno.
  2. Em que altura do ano deve ser adubado o povoamento?Depende da região onde está localizado. Mas para não perder tempo, saiba que deve ser feita nos meses que se aproximam: Março, Abril e Maio. No Sul, mais cedo. No Norte, mais tarde.
  3. O adubo só se coloca na plantação?Não. O adubo também deve ser colocado uma ou duas vezes entre o primeiro e o quarto ano de idade.
  4. Após o corte o povoamento ainda precisa de adubo? 
  5. Como se faz para saber qual o tipo de adubação mais adequado? Tem de fazer análises às folhas (Análise Foliar) e ao terreno para perceber do que é que a planta está a precisar. As necessidades das plantas estão dependentes do tipo de material genético, do tipo de terreno (que varia de zona para zona), do clima, e até da exposição da floresta. Veja mais nas apresentações feitas pelos oradores das acções de informação do Projecto Melhor Eucalipto.  (Continuar a ler no site)

Controlo de infestantes:

O tema do controlo de plantas infestantes é sensível e deve ser explicado por quem entende melhor do assunto. Por isso, o Projecto Melhor Eucalipto preparou um video sobre as possibilidades de controlo manual, mecânico e químico destas plantas, que podem contribuir para a menor produtividade e para o aumento do risco de incêndio.

Neste vídeo, é referida a melhor altura do ano para controlar as plantas infestantes e o que tipo de controlo é mais adequado.

Outros vídeos disponíveis: 

1. Visita de reconhecimento
2. Preparação de terreno
3. Plantação

 

Comente este artigo
Anterior ANPROMIS: Filme do XI Congresso Nacional Milho 2017
Próximo Será que a floresta portuguesa precisa de reforma? - António Gonçalves Ferreira

Artigos relacionados

Últimas

Direção da PORTUGAL INSECT

“Estamos solidamente convictos de que os insetos vieram para ficar quer na alimentação humana quer na animal”
A Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos – PORTUGAL INSECT – surge quando os três fundadores (Entogreen, […]

Últimas

Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, 20 de Julho. Confagri debate PAC pós 2020

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal associa-se à 4.ª edição das Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, […]

Nacional

PDR 2020 apoia agricultura biológica com 17,2 milhões

[Fonte: Vida Económica] O
Plano de Ação relativo à Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica,
aprovada pelo atual Governo em junho de 2017, […]