Banco Mundial aprova 123 ME para desenvolvimento da economia rural em Moçambique

Banco Mundial aprova 123 ME para desenvolvimento da economia rural em Moçambique

O Banco Mundial aprovou hoje 150 milhões de dólares (123 milhões de euros) para projetos de resiliência e desenvolvimento da economia rural em Moçambique, anunciou hoje a entidade em comunicado.

O apoio, aprovado através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), vai servir para reforçar as capacidades dos pequenos agricultores e pescadores, bem como ajudar as micro, pequenas e médias empresas a aumentarem a sua produção no meio rural, refere o Banco Mundial no comunicado.

“O meio rural é a base do sustento da maioria da população de Moçambique. É nele onde viva a maioria dos mais necessitados do país”, observou Idah Riddihough, diretora do Banco Mundial para Moçambique, citada no documento.

O apoio pretende dar prioridade a igualdade de género e também a conservação, apoiando o país nas estratégias de reflorestação e gestão de áreas protegidas.

“Isso inclui melhorar o controlo de florestas e áreas de conservação e apoiar a planificação do uso da terra para um desenvolvimento agrícola inteligente e sustentável para o clima”, acrescenta João Moura, especialista em gestão de Recursos Naturais no Banco Mundial.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio de sobrevivência.

O Governo moçambicano, que definiu a agricultura como uma prioridade da economia moçambicana, tem apontado a industrialização do setor e a aposta na comercialização como dois dos seus principais desafios.

Comente este artigo
Anterior Medidas culturais e preventivas - Míldio da Videira (Plasmopara vitícola) - Vinha
Próximo Live: Rotulagem Nutricional: informação útil?

Artigos relacionados

Nacional

Estratégias políticas e empresariais para o futuro de Portugal – António Nunes

O sector agroindustrial tem, ao longo dos últimos 50 anos, sofrido importantes transformações. Arrisco-me a dizer se há sector que, nos últimos 20 anos, tem conseguido “responder à chamada” é […]

Notícias fitofarmacêuticos

Aprovado o “Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos – 1.ª Revisão”

Foi publicada em Diário da República, a 20 de Março, a Portaria n.º 82/2019, que aprova o “Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos – 1.ª Revisão”. […]

Eventos

Live streaming da conferência IACA – Preparar a Fileira Animal para os Desafios da Sociedade – 6 de Abril 2017

A Conferência da IACA sobre o tema “Preparar a Fileira Animal para os Desafios da Sociedade” passou em Live no dia 06 de Abril. Clique nesta notícia para ver o video da conferência. As apresentações e o debate mostram como pode o setor comunicar melhor e como a fileira pode ficar mais sustentável.