Começa a funcionar já nesta campanha o Clube da Pêra, iniciativa da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) que junta oito empresas para exportar pêra Rocha para o Brasil sob uma marca única. O Clube da Pêra visa «transformar concorrentes naquele mercado em parceiros e aproveitar as sinergias e eficiências colectivas que a abordagem em grupo àquele mercado acrescenta», explica Jorge Soares, presidente da APMA.
As oito empresas que participam nesta iniciativa também fazem parte Clube de Exportadores de Maçã de Alcobaça IGP e todas elas já exportavam pêra para este país. Segundo Jorge Soares, uma das razões para este passo é o facto de o sector da pêra, a nível «organizacional e da valorização», atravessar «uma fase difícil, quer pelos problemas sanitários quer por outros, de crises de crescimento».
Embora o foco inicial seja o Brasil, já está a ser planeada a adaptação para outro mercado. Leia mais informações sobre este e outros temas na edição de Setembro da revista Frutas, Legumes e Flores.