Apcor sa�da empenho do WWF na defesa da Fileira Impacto Ambiental e Prefer�ncia do Consumidor refor�am vantagens competitivas da Corti�a face aos vedantes derivados de petr�leo
O World Wide Fund (WWF), em comunicado � imprensa, deixou um alerta para a preserva��o das florestas de sobro, condi��o para a sustentabilidade de um ecossistema inigual�vel e da economia das regi�es que delas dependem. Por este facto, a Associa��o Portuguesa de Corti�a (Apcor) agradece o apelo deixado por esta prestigiada associa��o ambientalista que reconhece na fileira da corti�a uma import�ncia inigual�vel para as regi�es mediterr�nicas e, em especial, Portugal, como l�der na produ��o e transforma��o da corti�a.
A organiza��o WWF regista, ainda, o facto deste ecossistema estar em extrema depend�ncia de um único sector e, mais especificamente, de um produto � rolha de corti�a � que com o surgimento de outros produtos pode ver a sua produ��o reduzida. No entanto, a Apcor assinala que todo o trabalho que está a ser levado a cabo pela ind�stria, com os sucessivos e graduais investimentos na qualidade do seu produto nobre, terá repercuss�es positivas num futuro próximo. �Esta situa��o j� se verifica em importantes mercados internacionais como os EUA e a Austr�lia, que, ap�s a experi�ncia com outros vedantes, voltam a considerar a corti�a como vedante preferencial�, afirma o presidente da Apcor, Ant�nio Amorim.
Ao nível. da floresta registe-se a aposta da fileira na certifica��o que irá contribuir para uma corti�a de melhor qualidade, facto que o WWF Também refere no seu comunicado. Cabe ainda acrescentar o facto de que foram plantados, nos �ltimos anos, mais de 130 mil hectares de sobreiros em Portugal e Espanha o que aumentar� significativamente a produ��o desta matéria-prima no m�dio e longo-prazo.
A prefer�ncia dos consumidores
Uma vez que a rolha de corti�a � o produto que permite sustentar o sector, o alerta deixado pelo WWF � dirigido aos consumidores e produtores de vinho que t�m a op��o de escolha entre a corti�a e outros vedantes, como a c�psula de rosca ou o vedante de pl�stico. Ao escolher corti�a, como refere o WWF, potenciamos um produto amigo do ambiente. A op��o por vedantes de metal e derivados de petr�leo, no entanto, requer não apenas a utiliza��o de enormes quantidades de energia, mas Também a utiliza��o de combust�veis f�sseis para a sua produ��o industrial. A combina��o destes dois factores � altamente perniciosa para o meio ambiente, pelo que a op��o cabe, em última análise, a todos os consumidores
Esta prefer�ncia j� � demonstrada pelos recentes estudos realizados. A Apcor, num recente estudo de mercado desenvolvido nos Estados Unidos e inserido na Campanha Internacional da Corti�a, constatou que nove em cada dez consumidores pensam que um vinho que não esteja vedado com corti�a � sin�nimo de um vinho de baixa qualidade.
Estes resultados confirmam anteriores inqu�ritos:
Em 2005, o inqu�rito on-line da Wine Spectator revelou que 81% dos consumidores preferem rolha de corti�a, enquanto que apenas 18% preferem as c�psulas de alum�nio.
Em 2004, a Wine Intelligence, um l�der mundial na consultadoria da área vin�cola, conduziu um estudo sobre as atitudes dos consumidores norte-americanos face a dois tipos de vedante: rolhas de corti�a e c�psulas de alum�nio. Dois teráos dos inquiridos consideram que � positivo comprar um vinho vedado com corti�a, 52% rejeitam as c�psulas de alum�nio e apenas 1% disseram que não gostavam de beber vinho vedado com corti�a.
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Artigos |
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Agronotícias (16/05/2006) – Corti�a: Designers portugueses d�o novos usos �s rolhas de corti�a
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Agronotícias (15/05/2006) – WWF: Florestas de sobreiro com futuro incerto
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Agronotícias (02/03/2006) – Mourinho em campanha de 3 milhões de euros para promover corti�a
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Fonte: apcor |
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