|
|
|
|
[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ] |
– 18-03-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Alimentação : Feira na Exponor debate internacionalização do sectorPorto, 17 Mar "É importante internacionalizar este sector, explorando nichos de mercado e utilizando a marca para reduzir a dependência relativamente a importadores e distribuidores e atingir o consumidor", referiu fonte do ICEP Portugal. O objectivo, frisou, é "deixar de ser fornecedor de produtos anónimos não conhecidos e não valorizados". Neste sentido, o ICEP lançou o Programa das Marcas Portuguesas, apostado em melhorar a notoriedade e valor dos produtos portugueses, quer interna, quer externamente. A forma de aplicar esta estratégia ao sector da alimentação será um dos temas em debate num seminário internacional a decorrer em paralelo com a Alimentação 2004 e intitulado "Indústria Alimentar – Gestão em ambiente competitivo global". Organizado pela Exponor e pela Escola de Gestão Empresarial (EGE), o seminário contará com a presença de vários empresários e especialistas do sector alimentar, que debaterão temas como a gestão e comunicação da marca, distribuição e internacionalização. Em discussão vão estar ainda, durante os cinco dias do certame, questões como a qualidade e segurança alimentar, o marketing agro- alimentar e os alimentos transgénicos, biológicos e tradicionais. Paralelamente, a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) vai divulgar informação científica, no âmbito da alimentação e da nutrição, por considerar que "a população nem sempre está esclarecida para certos temas e problemas em que está envolvida". Para a 21ª edição da Alimentação 2004, que conta com 400 expositores portugueses e estrangeiros já inscritos, são esperados cerca de 30 mil visitantes e um aumento de participantes internacionais. Para a Trallosmontes – Associação para a valorização dos Produtos Agro-Alimentares de Trás-os-Montes e Alto Douro, a feira "incita ao estabelecimento de contactos comerciais" num sector onde "ainda há muitas oportunidades de negócio". Durante a feira decorrerá também a Embalagem 2004 – Salão Internacional da Embalagem e do Packaging. Segundo a organização, o objectivo é "aumentar a amplitude de negócios" e "criar sinergias entre distribuidores alimentares e empresas que se dedicam à transformação de mercadorias, uma indústria com forte implantação em Portugal". "Numa altura em que é fulcral o destaque e diferenciação do produto, o sucesso passa pela embalagem", salienta fonte da Exponor. Além destas duas mostras, realizam-se ainda em simultâneo a Hotelmaq – Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Hotelaria, Restauração e Catering, a Expofrescos – Salão de Produtos Frescos e a Expotradição – Salão de Produtos de Origem Certificada. Decorrem ainda o Maprin – Salão de Marcas Próprias e Insígnias, o Expogelo – Salão de Gelados e Produtos Congelados e a Alitec – Exposição de Equipamentos para a Indústria Alimentar.
|
[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ] |
|
Produzido por Camares ® – © 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits |