A Aligrupo realizou na sua sede uma sessão de Informação e esclarecimentos sobre os novos procedimentos a adotar nas explorações relativamente à entrada em vigor no final do mês de janeiro da nova legislação sobre a utilização de antibióticos.
O Regulamento europeu relativo aos medicamentos veterinários entra em vigor a partir do dia 28 de janeiro e vem introduzir algumas alterações às atuais práticas de administração de medicamentos em animais de pecuária, inibindo e restringindo a profilaxia veterinária através da administração de antibióticos por vias mais expeditas, como a incorporação nos alimentos compostos.
Outro aspeto importante a reter da legislação comunitária, de onde será produzido um Decreto-Lei para regulamentação da diretiva em Portugal, é o estabelecimento de hierarquização na forma de administração de medicamentos, priorizando-se os injetáveis e remetendo para último caso a via alimentar.
Os medicamentos antimicrobianos só podem ser utilizados para fins de metafilaxia quando o risco de disseminação de uma infeção ou de uma doença infeciosa no grupo de animais é elevado e não existem alternativas disponíveis adequadas.
A reunião agrupou suinicultores associados da ALIGRUPO e encarregados das explorações.
Fonte: FPAS