Ainda as chamas

Ainda as chamas

Chovia imenso. Mal se via o horizonte naquele sábado de dezembro. A serra de Santa Justa, em Valongo, cobria-se de água, como aliás todo o Porto. Ali à beira de Couce, um helicóptero do INEM embateu numa antena e despenhou-se. Morreram os quatro operacionais a bordo.

Esta quinta-feira, o cenário não podia ser mais diferente. Está sol e calor. No princípio de setembro, o país cobriu-se de alertas de incêndio. Pintado de vermelho e laranja, o continente prepara-se para mais dias difíceis.

No combate a um fogo em Sobrado — também Valongo — um helicóptero da AFOCELCA, a colaborar com a Proteção Civil, caiu. Morreu o único tripulante a bordo: Noel Ferreira, militar de 36 anos, que pilotava a aeronave.

As chamas em Valença, Mondim de Basto, Tomar, Águeda, Albergaria-a-Velha e Lisboa deram trabalho às autoridades, numa altura em que parques, atrações e provas desportivas são encerrados ou cancelados.

Em Lamego, por exemplo, as Festas da Nossa Senhora dos Remédios ficaram sem uma das grandes atrações: o fogo de artifício, que rebenta no alto do escadório.

Sintra fechou a serra. Mafra a Tapada. Arouca os passadiços.

Por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo, para todo o território continental.

Por tudo isto, vale sempre a pena relembrar as medidas de proteção para um verão (e um ano) seguro.

Enquanto não voltamos à chuva de dezembro, cabe-nos a proatividade para evitar problemas.

Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.

Continue a ler este artigo no SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior A evaporação de água nas barragens “é um problema complicado”?
Próximo InovMilho reuniu 250 participantes em Dia de Campo em Coruche

Artigos relacionados

Sugeridas

Pedido único de Ajuda 2018 – Apresentação de candidaturas

[Fonte : IFAP]

O período de apresentação das candidaturas ao Pedido Único (PU), para o ano de 2018, […]

Dossiers

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 27 Abril a 3 Maio 2020

Em Portugal, o INE estima um aumento de 35% no volume de produção de azeite, relativamente à campanha 2018-2019. A campanha de […]

Cotações ES

Importantes bajadas en vacuno por el parón de las compras


Las ventas en el mercado de vacuno interior se han parado tras el repunte que se anotó en la semana anterior por el acaparamiento de carne. […]