Uma estratégia forte da água passa desde a modernização dos sistemas de rega, porque há muitos que são antigos, às novas estruturas e ir à procura de novas fontes de água.
“A água é um tema central, a evolução nos últimos 20 anos no uso eficiente de água é impressionante, mas é preciso mais”, afirma Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh. Considera que “entrámos numa agricultura moderna, intensiva, que utiliza a tecnologia para usar os recursos de uma forma muito eficiente”.
“A agricultura vive um período entusiasmante que se iniciou nos finais dos anos 1980. Começou um grande desenvolvimento com a introdução do regadio, que foi o grande motor de desenvolvimento, nomeadamente com o Alqueva”, disse Luís Seabra, presidente da Associação dos Agricultores do Ribatejo. “Se somarmos a isto a tecnologia e o seu desenvolvimento, não só ao nível das culturas e da genética, mas também dos sistemas de rega, os drones, os satélites, os sensores, é uma agricultura atrativa e entusiasmante”, concluiu Luís Seabra. Enfatizou que “a tecnologia tem sido uma aliada da agricultura”. Desde o fim dos anos 90, a cada pequena oportunidade de inovação que surgiu no mundo a agricultura respondeu na hora. […]