A Solinftec, empresa especializada em agronegócios, lançou o Solix Ag Robotics, um robot que monitoriza o estado das culturas diariamente através de Inteligência Artificial (IA), tendo lançado agora um posto de carregamento que permite ao robot operar de forma 100% autónoma.
A estação de carregamento é autónoma, movida a energia solar e está interligada com o sistema do Solix Ag Robotics.
Esta nova tecnologia permite a gestão contínua das culturas e garante que o robot tem acesso aos produtos necessários para atuar 24 horas por dia, 7 dias por semana. A estação de carregamento também vai incorporar dados de reconhecimento obtidos ao longo da análise dos cultivos para identificar quais os produtos necessários e disponibilizá-los para as tarefas do dia-a-dia.
“Cada pedaço de terra tem características únicas que permitem o aparecimento de diferentes ervas daninhas. Projetámos a estação para permitir que o Solix escolha o produto que será utilizado com base no reconhecimento de ervas daninhas no terreno, tudo através de IA, possibilitando assim o uso de produtos específicos para cada situação”, explicou Guilherme Guiné, Chief Operating Officer North America da Solinftec.
A empresa avançou ainda que se encontra nas fases finais de testes e validações.
De acordo com a Solinftec, o robot permite uma análise agronómica completa dos campos de cultivo; um controlo das ervas daninhas em estado inicial; uma redução de até 95% na aplicação de herbicidas; uma redução da pegada de carbono dos cultivos e impulsiona a uma agricultura de baixo impacto e elevada produtividade.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.