Agricultura biológica. Formandos da TAGUS visitam EDPRA

Agricultura biológica. Formandos da TAGUS visitam EDPRA

Os alunos do curso de operador agrícola – agricultura biológica visitaram a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, com a TAGUS. Esta é a terceira formação financiada que a Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior realiza, no âmbito do POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, do Fundo Social Europeu.

Os 16 alunos, que frequentam o curso a decorrer no Sardoal, ficaram a conhecer as ofertas formativas e, ainda, os vários trabalhos agrícolas e de produção animal, que este estabelecimento de ensino de Abrantes dinamiza. Assim, puderam observar in loco algumas das práticas abordadas durante as aulas, aplicadas em contexto real. “Apesar da EPDRA não ser uma exploração agrícola em modo de produção biológica, esta visita foi muito produtiva para os alunos, pois a escola tenta ao máximo optar pelo orgânico e pelas melhores práticas para os solos e as plantas”, refere a TAGUS em comunicado.

Desde o segundo semestre de 2018, a TAGUS já dinamizou um curso de comércio e encontra-se a promover o segundo em agricultura biológica no seu território de intervenção. Estas formações financiadas da Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior apoiaram até ao momento mais de 50 pessoas em situação de fragilidade social, como são os casos dos desempregados e dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).

Reforçar o apoio à pequena agricultura, contribuir para o rejuvenescimento do tecido social das zonas rurais e dar resposta às necessidades de recursos humanos qualificados para este sector que é o mais relevante da economia local, são as finalidades destas ações da TAGUS. E, ainda, fazer a ligação às linhas de apoio do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), que a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior gere.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Setor da castanha apresentou trunfos ao Parlamento Europeu
Próximo TRADE WARS AND SUPPORT TO FARMERS – TWO DIFFERENT TALES ACCROS THE ATLANTIC

Artigos relacionados

Últimas

Entrega de Declaração de Existências de Produtos Vínicos até 10 de Setembro

[Fonte: CAP] A apresentação da Declaração de Existências constitui uma obrigação de todos os detentores de produtos vínicos, […]

Dossiers

El dinero de la PAC para el periodo 2021/27 podría sufrir recortes de entre el 14 y el 20 por ciento

El presidente del Consejo Europeo, Charles Michel, presentó ayer a los […]

Últimas

VIII Jornadas de Alimentação Animal

No ano em que a IACA celebra o seu 50º Aniversário, a SPMA comemora os 25 anos de existência, pelo que as VIII Jornadas de Alimentação Animal, […]