Agricultores de Aveiro pedem medidas de apoio à agricultura familiar

Agricultores de Aveiro pedem medidas de apoio à agricultura familiar

A UABDA apela “à concretização do estatuto da agricultura familiar, à imediata redução das taxas aplicadas nos mercados locais bem como “linhas de crédito bonificado e reduções fiscais”.

A União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA) considerou “urgente” a adoção de medidas de apoio à agricultura familiar devido ao impacto que a pandemia de covid-19 está a ter no setor.

Em comunicado, a UABDA pede “apoio urgente aos agricultores no escoamento dos seus produtos e a redução dos custos aos fatores de produção, nomeadamente dos cereais, leite e carne” tendo em conta o impacto da pandemia na pequena e média agricultura, um setor “já de si fragilizado”, diz.

A UABDA apela “à concretização do estatuto da agricultura familiar, à imediata redução das taxas aplicadas nos mercados locais bem como “linhas de crédito bonificado e reduções fiscais e contributivas”.

“Num país que depende perigosamente da importação de alimentos, consequência das insistentes imposições da Política Agrícola Comum, é agora mais evidente que medidas têm que ser tomadas visando uma estratégia para o futuro que garanta a nossa soberania alimentar e que alavanque a produção nacional potenciando uma economia circular no setor”, pode ler-se no comunicado.

A UABDA considera ainda que devem ser tomadas medidas “relativamente aos prejuízos causados pela praga de javalis e pela queda de granizo que afetou, em particular, a produção de mirtilo no distrito de Aveiro onde a maioria das produções assentam na agricultura familiar em zonas desfavorecidas, que geralmente são esquecidas”.

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Comente este artigo
Anterior Fundão decreta luto municipal por morte de vereador
Próximo Atenção: Proibido trabalhar na agricultura - risco de incêndio!!!

Artigos relacionados

Blogs

A Arrogância da Ignorância: a Razão Pela Qual o Manifesto Ativista Está Manifestamente Errado

Nota: este artigo foi traduzido do blog The Risk-Monger com a autorização do autor. Para continuarem a par do perigo do ativismo desinformado, […]

Últimas

Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO comemora a Semana da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone assinala-se no dia 23 de Novembro e visa a promoção e disseminação de saberes relacionados com a conservação das florestas naturais. […]

Nacional

Pedrógão Grande: o resgate errado

Dois anos após os trágicos acontecimentos na região de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos é visível neste território um cenário desolador, […]