A ADP Fertilizantes, líder de produção e comercialização no mercado de fertilizantes, participou no XII Seminário da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho, subordinado ao tema “Planificação da Campanha 2018 – Candidaturas às ajudas”, que ocorreu na Quinta do Taipal.
A iniciativa contou com um vasto painel de oradores como o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, o presidente da Cooperativa de Montemor-o-Velho, a directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro e o presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, que abriram a sessão, entre muitos outros oradores.
Além das apresentações de diversas empresas, houve algumas apresentações sobre ensaios de culturas. João Castro Pinto, responsável pela investigação e desenvolvimento da ADP Fertilizantes, expôs o tema “Três anos de ensaio de resposta à adubação azotada na cultura do milho”.
Para apresentar este tema, foram estudados durante três anos diferentes níveis de adubação azotada e respectivas produções, além das extracções dos macro e micronutrientes nas diferentes fases da cultura do milho, num ensaio de campo.
Por sua vez, Jorge Assunção, gestor regional da zona Norte, apresentou o ADP Nergetic Dynamic S+, o mais recente produto da ADP Fertilizantes, um adubo azotado de cobertura único e exclusivo, com azoto nítrico e amoniacal, enxofre, cálcio e boro, totalmente protegidos.
Foram ainda debatidos temas como as estratégias para 2018 na cultura do arroz, as preocupações com as alterações climatéricas, a necessidade de evolução e adaptação de práticas de lavoura, a escolha de variedades mais apropriadas e a necessidade de uma fertilização eficiente.
O Seminário da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho é comparticipado por diversas empresas e tem como principais objectivos perceber as realidades do mundo agrícola e discutir as melhores práticas para os agricultores. Este ano o Seminário contou com cerca de 200 agricultores.