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– 05-11-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Adega Cooperativa de Borba apresenta vinhos na ChinaA Adega Cooperativa de Borba realizou ontem uma prova de vinhos na prov�ncia chinesa de Zhejiang, uma ac��o que marca os primeiros contactos comerciais de uma empresa portuguesa do sector com uma prov�ncia chinesa. "O nosso objectivo passa por um nicho de mercado, s� temos a pretensão de ter sucesso na prov�ncia de Zhejiang, e s� em espec�ficos segmentos do mercado da regi�o", explicou Francisco Henriques, director-geral da empresa, durante a prova de vinhos na cidade de Taizhou, naquela prov�ncia litoral do sudeste da China, pr�xima de Xangai. "Queremos evitar entrar na loucura do mercado chin�s que depois não d� frutos", disse Francisco Henriques, que adiantou que a prioridade da Adega Cooperativa de Borba � consolidar o volume de vendas de 60 mil garrafas que j� faz para a China, e conhecer melhor o mercado local. "Por outro lado, � necess�rio ter capacidade de satisfa��o do mercado, em termos de volume � escala chinesa, não vale a pena investir em grandes mercados se depois a produ��o não � suficiente", referiu Francisco Henriques por ocasi�o da ac��o de promo��o. O respons�vel disse que a Adega Cooperativa de Borba vai realizar num futuro próximo outras ac��es de promo��o dos seus produtos, apontando sempre para a prov�ncia Zhejiang, que tem uma popula��o de 44,5 milhões de pessoas com um rendimento m�dio individual de 1.138 euros. Na prova de vinhos estiveram presentes empresas e respons�veis pol�ticos de Zhejiang, para além do embaixador de Portugal, Ant�nio Santana Carlos, do Presidente da C�mara de Borba, �ngelo de S�, e do delegado do ICEP na China, Joaquim Mendon�a Moreira. "A estratégia da Adega Cooperativa de Borba foi bem conseguida, porque a empresa � a primeira a entrar nesta regi�o da China, encontrou um distribuidor com licen�a de importa��o, que nem todos t�m, e com bons contactos na distribui��o"considerou Ant�nio Santana Carlos. "O equil�brio da balan�a comercial entre os dois países passa Também pela exportação de vinho", adiantou o embaixador. Desde Junho que a adega alentejana vende para o mercado chin�s os vinhos tintos "Reserva Montes Claros 2001" e "Adega Cooperativa de Borba DOC 2001" e, segundo Francisco Henriques, outro objectivo da viagem � China "� saber o que a adega tem de fazer para produzir vinhos adaptados ao mercado local." Em rela��o � concorr�ncia de países como a Austr�lia e o Chile, Francisco Henriques disse que apesar de haver uma falta de conhecimento de Portugal como marca de origem de produtos de qualidade, outros países j� fizeram um trabalho de educar o mercado, e cabe �s empresas adequar a oferta � procura que j� existe. "Uma vantagem que a Adega Cooperativa de Borba teve foi casar as exig�ncias do mercado com as caracterásticas do vinho alentejano, desde o cultivo da uva até ao envelhecimento do vinho, e juntar a isso um complemento de explica��o da bebida", disse Francisco Henriques. A Adega Cooperativa de Borba, cujo volume de neg�cios em 2005 dever� atingir os 16 milhões de euros, tem um marketing direccionado para o mercado chin�s, com garrafas, apresentação, cores e texto de r�tulo espec�ficos. A empresa exporta cerca de 20 por cento da sua produ��o, que este ano foi de 11 milhões de litros, acima de tudo para Fran�a, Alemanha, B�lgica, Holanda e Luxemburgo, para os Estados Unidos, Canad� e Brasil e, na �sia, para Macau, China e Jap�o. A Adega Cooperativa de Borba, que está este ano a comemorar o cinquenten�rio, re�ne 320 viticultores com uma área de vinha de 2.200 hectares nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Vi�osa.
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